ATUALIZAÇÃO EM ANATOMIA DA MAMA, FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO, E MASSAGEM INFANTIL

Apresentação
Reconhecidamente a amamentação é uma prática de saúde que visa diminuir os riscos do recém-nascido. O ato de amamentar está presente na história da humanidade sendo uma prática muito estudada e discutida há bastante tempo. O homem é o único entre os mamíferos em que a amamentação, é condicionada por fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos, raciais, psicológicos e comportamentais, além de ser biologicamente determinada (GIUCGLIANI, 2004; BRASIL,2012).A amamentação é caracterizada por uma interação complexa e influenciada por diversos fatores entre a mãe e o bebê. No caso da criança pode existir uma interferência em seu estado nutricional, em sua fisiologia, seu desenvolvimento emocional e cognitivo, além de afetar seu estado de saúde a longo prazo. No caso da mãe, a amamentação envolve aspectos de sua saúde física e mental(WHO,2007). Buscando intervir no processo de amamentação esse Mini Curso trará um resgate teórico das estruturas anatômicas da nutriz e bebê envolvidas.

Objetivos
- Promover discussões teóricas sobre as estruturas anatômicas e sua fisiologia envolvidas na lactação; - Fomentar discussões teóricas sobre as estruturas anatômicas e sua fisiologia envolvidas na sucção; - Ensinar a massagem infantil para alunos e professores integrantes do projeto, buscando incentivar a prática da massagem nas ações do projeto; -Demonstrar a importância da Visita Domiciliária como Tecnologia de Cuidado no incentivo e promoção do aleitamento materno.

Justificativa
Ao vivenciar alguma intercorrência a mãe pode optar por suspender a amamentação evitando dor e desconforto, porém ao fazê-lo corre o risco de oferecer alimentação por mamadeira que pode favorecer o desmame precoce. Desmame precoce é definido como “a introdução de qualquer tipo de alimento na dieta de uma criança que, até então, se encontrava em regime de aleitamento materno exclusivo” (ARAÚJO, et al.,2008,p.482). É denominado de período de desmame aquele compreendido entre a introdução desse novo aleitamento até a supressão completa de aleitamento materno(OSÓRIO; QUEIROZ, 2007). Na vivência do Projeto de Extensão, vários casos de nutrizes que revelam vários mitos sobre amamentação e algumas que já suspenderam o aleitamento, destacou-se a importância de realizarmos um Mini Curso de atualização para os acadêmicos de Enfermagem integrantes do projeto de extensão.

Beneficiário
Alunos integrantes do Projeto de Extensão: Aleitamento Materno: como incentivar.