DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIVERSIDADE: ALFENAS E O SUL DE MINAS EM FOCO

Apresentação
Ao largo dos setenta anos desde a Declaração Universal de Direitos Humanos adotada pela ONU em 1948 foram testemunhadas importantes conquistas quanto aos direitos individuais e coletivos no mundo todo. Contudo, em função do caráter universalista da emblemática Declaração, inúmeras lutas e reivindicações particulares das chamadas "minorias" têm sido invisibilizadas. Esta mesa-redonda se propõe a debater tanto as conquistas como as lutas mais recentes e novas demandas acerca dos Direitos Humanos.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Ao tratar do vasto e complexo tema "Direitos Humanos", determinados recortes são necessários para se contemplar as mais recentes demandas de grupos sociais agrupados pelo termo genérico "minorias". Nesta mesa-redonda serão apresentadas e debatidas as principais necessidades de membros da comunidade LGBTs, negras e negros e mulheres e crianças em situação de risco no município de Alfenas e na microrregião do Sul de Minas Gerais.

Beneficiário
- comunidade universitária da Unifal: estudantes, docentes, técnicos e terceirizados; - atuais e futuros profissionais das seguintes áreas: social, educacional, da saúde; - gestores públicos do município; - demais pessoas do município de Alfenas e do Sul de MG