EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: ASPECTOS HISTÓRICOS E SUA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Apresentação
O evento é a primeira atividade de 2018 organizada pelos Projetos de Extensão Dimensões africanas nos materiais didáticos e Expressões da infância: brincando com a linguagem, ambos apoiados pela PROEX-UNIFAL-MG. Tem como objetivos o diálogo e a troca de experiências com as docentes-pesquisadoras da área da Educação Telma Luis Nhantumbo e Faira Ibrahimo da Universidade Pedagógica de Moçambique. O evento é composto de uma mesa-redonda e de um minicurso. Na primeira atividade, serão apresentados e debatidos alguns temas a respeito do processo histórico da educação em Moçambique, da organização escolar, do trabalho dos professores e do desafio da diversidade linguística no ensino básico. Já o minicurso será uma oportunidade para os inscritos conhecerem a contemporaneidade moçambicana caracterizada pela diversidade social e cultural. Como parte da cooperação acadêmica, as professoras Telma Nhantumbo e Faira Ibrahimo visitarão algumas escolas da cidade de Alfenas.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
A partir do debate teórico e da troca de experiências a respeito das realidades educacionais moçambicana e brasileira, o evento será uma oportunidade para desenvolver a médio e longo prazo a cooperação acadêmica internacional por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão no campo da Educação. A curto prazo será importante para o desenvolvimento das atividades propostas para o ano de 2018 pelos projetos de extensão Dimensões africanas nos materiais didáticos e Expressões da infância: brincando com a linguagem, apoiados pela PROEX-UNIFAL-MG.

Beneficiário
Docentes e discentes do Instituto de Ciências Humanas e Letras, integrantes dos projetos de extensão Dimensões africanas nos materiais didáticos e Expressões da infância: brincando com a linguagem e gestores e professores das escolas de Alfenas visitadas pelas pesquisadoras Telma Nhantumbo e Faira Ibrahimo.