LAO-UNIFAL-MG CONTRA O COVID-19

Apresentação
O projeto LAO-Unifal-MG contra o COVID-19 é uma iniciativa delineada pelos acadêmicos da Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Alfenas (LAO-UNIFAL) visando a ampliar a vertente extensionista da liga trazendo informações científicas e confiáveis à população, especialmente aos pacientes oncológicos, sobre cuidados com COVID-19. Em um momento de crise mundial devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), ações em nível local e em diferentes redes sociais são de suma importância, com o objetivo de garantir o acesso da população, em especial aos pacientes oncológicos e familiares, a informações cientificamente embasadas sobre a pandemia. Os pacientes oncológicos integram o grupo de risco dada a imunossupressão relacionada a alguns tipos tumorais e terapias. Seguindo a vertente, do isolamento social as ações serão realizadas em mídias digitais, lançando mão de podcasts e posts informativos direcionados especialmente ao público dos pacientes oncológicos.

Objetivos
1) Informar e orientar os pacientes com câncer; a comunidade acadêmica; parentes ou pessoas próximas sobre as principais medidas preventivas voltadas para os pacientes oncológicos 2) Realizar um roteiro de perguntas e respostas, tanto escritas como em áudios, orientados por profissionais de saúde, com base nas recomendações da OMS. 3) Divulgar nas redes sociais da LAO-UNIFAL MG e de seus integrantes informações confiáveis a fim de inibir a disseminação Fake-news nas redes sociais. 4) Realizar a pesquisa do conteúdo a ser divulgado em fontes confiáveis e respeitadas, como artigos científicos e plataformas de base epidemiológica.

Justificativa
Recentemente o mundo inteiro vem enfrentando a pandemia relacionada ao coronavírus 2019 (COVID-19), fato que tem gerado uma mobilização massiva por parte dos pesquisadores, profissionais da área de saúde e gestores, para tentar conter a disseminação do vírus envolvido (SARS-CoV-2), manejar adequadamente os quadros (principalmente os mais graves) e reverter a situação atualmente vivenciada. No entanto, para que resultados sejam observados de fato é preciso que haja o envolvimento e o engajamento da sociedade como um todo e, por isso, ações que visem a disseminação de informações de forma prática e acessível têm se tornado cada vez mais necessárias. A pandemia global de COVID-19 causou grandes reviravoltas na rotina de muitas pessoas, graças à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que medidas de isolamento social fossem tomadas em casos de transmissão comunitária do novo SARS-CoV-2. Notícias falsas e equivocadas, neste momento de tensão mundial, são facilmente compartilhadas pelas redes sociais e são extremamente danosas à população, incluindo os pacientes oncológicos, podendo submetê-los a comportamentos de risco como, por exemplo, não cumprir o isolamento social estabelecido pela OMS. Pessoas que fazem tratamento quimioterápico fazem parte do chamado grupo de risco por apresentarem debilidade em seu sistema imunológico, sendo, então, mais susceptíveis aos efeitos da doença. Diante do novo cenário, faz-se necessária a disseminação de informações confiáveis e com embasamento científico, advindas de profissionais da área. Pensando em pacientes oncológicos, a LAO pretende divulgar informações específicas para essa comunidade de forma didática e simples, usando mídias sociais de grande alcance para melhor divulgação.

Beneficiário
A população em geral que tenha acesso às mídias sociais, especialmente pacientes com câncer; a comunidade acadêmica; parentes ou pessoas próximas.