XII SEMANA NACIONAL DE MUSEUS NA UNIFAL-MG

Apresentação
O Museu da Memória e Patrimônio organizará a XII Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG, entre os dias 04 e 10 de maio de 2020. Em 10 anos de realização, já é podido inferir que trata-se de um evento anual de considerável importância para UNIFAL-MG: a semana de eventos tem propiciado um espaço de debates sobre questões relativas a museus, patrimônios, memórias; turismo; harmonia e mudança social; desafios/transformações na contemporaneidade; conexões por meio das coleções; sociedade sustentável; paisagens culturais; museus e histórias controversas; museus, patrimônios hiperconectados: novas abordagens, novos públicos; e Museus e patrimônios como núcleos culturais: o futuro das tradições. Sempre realizada para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), no próximo ano teremos como tema “Museus e patrimônios para diversidade e inclusão”, baseado na proposta do ICOM como tema a ser debatido em 2020.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do IBRAM, construída e proposta de forma articulada, que tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema. A escolha do tema é feita pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, conforme mencionamos anteriormente, para que suas instituições possam utilizá-lo com o objetivo de valorizar sua posição perante a sociedade. No caso da Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG, que ocorre desde 2009 na UNIFAL-MG e está na sua décima segunda edição, seu objetivo sempre foi propiciar um espaço de formação, capacitação, promoção e produção de conhecimento na região Sul Mineira na área de museus, cultura e patrimônio. A proposta sempre envolveu conferências, palestras, mesas redondas e oficinas promovidas por autoridades em cultura, museus e patrimônios, tanto nacionais como internacionais; exposições e manifestações culturais da Região, além de visitas técnicas a cidades de Minas Gerais e da Região Sudeste. Já estiveram presentes a então vice-presidente do Conselho Internacional de Museus, Profa. Dra. Tereza Scheiner; o Secretário Estadual de Direitos Humanos do Governo do Estado de Minas Gerais Nilmário Miranda; O atual presidente do Comitê Internacional de Museologia, Prof. Dr. Bruno Brulon Sores; a presidente do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e Caribe Prof. Olga Nazor, além de palestrantes internacionais da França, Cuba, Irã, Armênia e Uruguai no âmbito das conferências e palestras; para as mesas redondas, professores e atuantes em museus e patrimônios de todas as regiões do Brasil se fizeram presentes; já as oficinas e minicursos abordaram conservação de acervos, práticas educativas, Sistema Nacional de Cultura, divulgação científica, inclusão e acessibilidade, entre outras, oferecidas gratuitamente para os participantes discentes e profissionais e/ou atuantes em cultura e patrimônio na Região. Nas referidas edições, contamos com os seguintes números de participantes: 71 (2009); 182 (2010); 147 (2011); 161 (2012), 88 (2013), 90 (2014), 78 (2015), 107 (2016); 175 (2017), 145 (2018) e 162 (2019). Trata-se, portanto, de um evento consolidado, com público assíduo e que conta com todo apoio e aval da universidade, além de ter contado com o apoio da Fapemig nas edições de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2018. Para o ano de 2020, propomos discussões entorno do tema proposto - “Museus e patrimônios para diversidade e inclusão” – além de oficina, palestras, mesas redondas e viagem técnica à cidade do Rio de Janeiro.

Beneficiário
Docentes, discentes e demais funcionários da UNIFAL-MG; profissionais de museus e patrimônio; e moradores de Alfenas e Região.