CENSO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERFIL, PANDEMIA, ASPIRAÇÕES E UNIVERSIDADE

Apresentação
Esta ação de extensão é uma prestação de serviços a uma escola estadual de Alfenas. Consiste na execução remota de um censo escolar junto aos estudantes de seu ensino médio, por meio de formulários Google Forms. Pretende-se conhecer o perfil socioeconômico de seu alunado, mapear vivências, impactos e implicações da pandemia na vida estudantil dos discentes, identificar as aspirações destes estudantes após a conclusão do ensino médio e levantar suas percepções a respeito do ensino superior, em geral, e da Unifal-MG, em particular. Para nossos extensionistas, é uma oportunidade para treinamento intensivo em métodos e técnicas de pesquisa. Para a escola parceira, resultará numa base de dados e num relatório analítico por meio dos quais sua direção desenvolverá estratégias gestoras adequadas a seu público, de acordo com suas condições, necessidades, aspirações e projetos de vida.

Objetivos
Conhecer o perfil socioeconômico do alunado da escola-campo; mapear vivências, impactos e implicações da pandemia na vida estudantil; identificar aspirações estudantes após a conclusão do terceiro ano; levantar percepções a respeito do ensino superior, em geral, e da Unifal-MG, em particular; suprir a escola parceira com informações estratégicas, de modo a subsidiar sua gestão na tomada de decisões comprometidas com o sucesso escolar dos estudantes; proporcionar aos extensionistas a prática de pesquisa social, tanto em seus aspectos técnicos quanto operacionais; construir uma base de dados a partir da qual se possa, por meio do projeto de extensão “os passos do ensino médio até o ensino superior”, traçar estratégias comunicativas e integrativas nesta escola, de modo a encorajar os estudantes a considerem a UNIFAL-MG como alternativa de futuro; inspirar os egressos do ensino médio a seguirem caminhos formativos mediante o conhecimento de suas expectativas profissionais e projetos de futuro; mediante o levantamento de suas crenças e lacunas, tirar dúvidas e esclarecer equívocos sobre o ensino superior; de posse destes dados, saber como difundir a cultura do vestibular, encorajar a continuidade dos estudos e inspirar a escolha de algum curso superior na UNIFAL-MG.

Justificativa
Esta ação é fundamentalmente subsidiária. Conhecer melhor seus estudantes, suas limitações, recursos, configurações familiares, acesso a bens e serviços e disponibilidade de recursos tecnológicos para se pensar em estratégias de ensino-aprendizagem e se avaliar a viabilidade (ou não) dos estudos remotos, etc. Entender os impactos da pandemia para assim, começar-se a “reconstrução” da vida escolar na instituição, atentando para a delicadeza desta retomada dos estudos. Oferecer um panorama das expectativas estudantis, para entender-se como a escola pode ajudar a conferir sentido aos estudos, sendo uma passagem valiosa e um caminho que oriente os estudantes em suas trajetórias e aspirações. Conhecer o grau com que sabem sobre ensino superior e, assim, por meio de outra ação de extensão, encorajar os estudantes a tentar o ingresso, orientando-os quanto aos passos (Enem, Sisu, cotas, etc) e conscientizando-os das possibilidades e dispositivos inclusivos de que as universidades públicas dispõem: gratuidade, reserva de vagas, turno noturno, assistência estudantil, programas de bolsas, etc. Para a democratização do ensino superior público, é fundamental, anteriormente, que se democratize o acesso à informação sobre ele. Enfim, democratizar o conhecimento das regras do jogo acadêmico.

Beneficiário
Comunidade escolar da Escola Estadual Doutor Emílio Silveira.