CAMPANHA DIGNIDADE MENSTRUAL: TODAS MERECEM

Apresentação
A ação de extensão do tipo evento denominada "Campanha Dignidade Menstrual: todas merecem" tem como objetivo distribuir absorventes para pelo menos 100 pessoas menstruantes da cidade de Varginha, sendo elas pertencentes a 50 famílias do bairro Carvalhos e pessoas menstruantes em situação de rua.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A desigualdade econômica e social se agravou com a pandemia, vindo à tona várias facetas da vulnerabilidade social. Uma delas é a pobreza menstrual, tema pouco abordado, contudo, preocupante, pois impacta negativamente a vida de relevante número de mulheres. A escassez de saneamento básico e a falta de itens de higiene pessoal corroboram essa realidade e, segundo a ONU Mulheres, 12,5% da população feminina do planeta não tem acesso a produtos de higiene pessoal. Isto se dá pelo alto custo dos produtos, levando essas mulheres a socorrem-se de mecanismos não seguros para conter a menstruação. Esta situação é mais grave quando se faz o recorte racial: segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), publicado 28/05/2021, meninas negras têm três vezes mais chances de viverem sem acesso a banheiro do que meninas brancas no país. Além disso, enquanto cerca de 24% das meninas brancas vivem em locais sem esgoto, o número salta para 37% quando são consideradas as meninas negras. Em agosto e setembro deste ano, foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, respectivamente, o Projeto de Lei nº 14.214/2021 (PL 4.4968/2019) que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, cujo objeto central é a oferta gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. Lamentavelmente, em outubro, ao sancionar a lei, o objeto central foi vetado pelo Presidente da República. Desta forma, ações afirmativas e políticas públicas voltadas a responsabilidade social, bem como a movimentação da sociedade se fazem necessárias para o resgate da saúde e dignidade das mulheres, já que a debilidade menstrual favorece a misoginia e o aumento da desigualdade entre homens e mulheres Objetiva-se, portanto, com este trabalho a minimização da miséria menstrual do público-alvo abaixo definido e a promoção de reflexão acerca das ações públicas e privadas a fim de solucionar a questão em nosso Município.

Beneficiário
Uma média de 90 mulheres de 50 famílias do bairro Carvalhos (Varginha-MG), que já são atendidas pelo Nucap - Núcleo de Capacitação para Paz, assim como pessoas menstruantes em situação de rua, já atendidas pelos grupo Irmãos de Rua.