TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR PARA PERDAS DE ESTRUTURA DECORRENTES DO CÂNCER DE BOCA

Apresentação
Em novembro comemora-se a Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca. Nesta época, diversos projetos costumam promover eventos e campanhas que estimulam o autocuidado e falam da importância do diagnóstico precoce desta doença. Na UNIFAL temos o projeto de Extensão intitulado "Reabilitarte", vinculado ao Programa de Educação Tutorial do curso de Odontologia e que visa reabilitar indivíduos que sofreram mutilações na região de cabeça e pescoço em função do tratamento de tumores; capacitar acadêmicos do curso de Odontologia para prestar atendimento a este grupo específico; e promover o desenvolvimento de conteúdos e troca de experiências com a comunidade em geral. Em função do distanciamento social imposto pela pandemia, é inviável a promoção de uma campanha acerca do autocuidado e autoexame relacionado ao câncer de boca. Assim, esta proposta se trata de um evento, composto por três palestras que abordam a importância do tratamento multidisciplinar de indivíduos oncológicos mutilados.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Os cursos de saúde costumam comentar, nas aulas de graduação regulares, sobre a importância da equipe multidisciplinar no tratamento de pacientes oncológicos, porém, este tema é visto com pouca profundidade e sem aplicação prática direta. Assim, a ação se justifica por proporcionar aos participantes a interação com palestrantes de diferentes áreas de formação e que participam da reabilitação de indivíduos que sofreram perdas de estrutura em região de cabeça e pescoço, mostrando as possibilidades de suas atuações e as interações entre os tratamentos realizados para que o êxito seja alcançado, garantindo maior satisfação e qualidade de vida ao indivíduo reabilitado.

Beneficiário
Poderão participar da ação profissionais e acadêmicos da área da saúde, bem como a população em geral. O evento será aberto, gratuito e remoto, de modo a permitir acesso ao maior número de pessoas possível. Será transmitido pelo Youtube, portanto, não há limite de inscrições.