FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE PRIMEIROS-SOCORROS NA ESCOLA

Apresentação
Os primeiros-socorros são medidas fundamentais para preservação da vida e diminuição dos possíveis danos imediatos aos quais está sujeita a vítima, tanto nas situações clínicas quanto nas traumáticas. Considerando-se que a população infantil pode apresentar tais ocorrências durante as atividades escolares, torna-se necessário que os professores e seus auxiliares possuam os conhecimentos básicos para reconhecimento das situações de emergência, acionamento do serviço apropriado e tomada de ações imediatas de primeiros socorros.

Objetivos
Conhecer os aspectos básicos para prevenção de acidentes no ambiente escolar; Reconhecer as principais emergências na faixa etária e os meios para ativação do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência; Reconhecer os sinais da parada cardiorrespiratória e conhecer o protocolo de reanimação cardiopulmonar em caráter de suporte básico de vida; Identificar os sinais de obstrução de vias aéreas superiores e conhecer as manobras de desobstrução apropriadas; Identificar os sinais e sintomas e conhecer as manobras de primeiros socorros nas seguintes condições clínicas: desmaio, anafilaxia, hipoglicemia, hiperglicemia e crise convulsiva; Identificar os sinais e sintomas e conhecer as manobras de primeiros socorros nas seguintes condições traumáticas: quedas da própria altura, quedas de altura, trauma craniano, trauma musculoesquelético (entorse, contusão e fraturas), ferimentos cutâneos e avulsão dentária.

Justificativa
Os primeiros socorros devem ser prestados com mínimos recursos pela primeira pessoa que testemunha a intercorrência. Na escola, é bem provável que o professor seja a primeira pessoa a acessar a criança que sofra alguma condição de emergência. Dessa forma, entende-se que é necessário que o professor possua os conhecimentos fundamentais para reconhecer e tomar as primeiras medidas nessas circunstâncias. Infelizmente, o período de pandemia impossibilita ações que congreguem pessoas, no entanto, um curso teórico de primeiros-socorros, mediado pelas plataformas digitais, pode favorecer a aquisição de conhecimentos fundamentais para formação continuada dos professores nesse campo. Nessa direção, o curso em questão é vinculado ao "Projeto Ative - aprendizagem interprofissional em emergências", que possui como um de seus objetivos contribuir para a formação permanente de recursos humanos em emergências a partir das demandas da comunidade e instituições parceiras. Assim, o curso em questão é fruto do diálogo com o Colégio Águia e a identificação da necessidade de formação dos professores, particularmente aqueles que trabalham com educação infantil.

Beneficiário
Professores e colaboradores do Colégio Águia