V SEMANA ACADÊMICA DA FÍSICA

Apresentação
A fim de promover interlocuções entre discentes da graduação, mestrado, atuantes no Pibid, corpo docente, pesquisadores da área de Física e comunidade acadêmica e extra-acadêmica de forma mais geral, organizaremos a V Semana Acadêmica da Física. Durante o evento ocorrerão palestras, mini-cursos, uma mesa redonda e apresentações de trabalhos dos alunos de graduação e pós-graduação.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
De modo geral, a Semana Acadêmica do curso de Física (SAF) é um evento de grande importância para os discentes, sejam eles de graduação ou pós-graduação. Nesse evento, os estudantes têm a oportunidade de discutir de maneira crítica, temas de relevância para a sua formação cidadã e profissional, que, muitas vezes, não são contemplados em sua trajetória acadêmica. Além disso, a SAF se apresenta como um ambiente intelectual propício à troca de experiências entre os discentes e docentes do Departamento de Física (DF) com convidados, discentes e docentes de outros departamentos e da comunidade extra-acadêmica que, por ventura, estejam interessados em participar do evento. Além de ser de grande importância para os discentes, o presente evento pode contribuir consideravelmente com o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Física. Isso deve-se ao fato de que, dentre outros fatores, os cursos de licenciatura na área de ciências exatas no Brasil e no mundo buscam uma identidade própria, pois, via de regra, originam-se de desdobramentos de bacharelados ou são constituídos por um corpo docente advindo de bacharelados e áreas de pesquisa relacionados a ciência e tecnologia, e não de ensino de ciências. Seguindo essa linha, é imprescindível que hajam espaços e momentos de discussão que possam diagnosticar, propor e traçar os rumos para minimizar possíveis distorções em cursos de licenciatura. Ainda, é fundamental que existam oportunidades para que sejam feitas análises críticas de tudo que já é desenvolvido pelo curso, sejam estas práticas de ensino, projetos de pesquisa e extensão, dentre outros, e, a partir disso, propor metodologias inovadoras que possam aprimorar a formação dos discentes do DF e, dessa forma, contribuir com uma maior excelência das atividades desenvolvidas pelos egressos do curso. Ademais, levando em conta o tripé ensino, pesquisa e extensão, também é importante que hajam espaços nos quais o DF e seus integrantes, sejam eles discentes, docentes ou demais colaboradores, possam dialogar com componentes de outras áreas da universidade e da comunidade extra-acadêmica, principalmente com aqueles cujos interesses estejam mais diretamente alinhados com as atividades desenvolvidas pelo DF, como professores de ensino fundamental e médio que lecionam temas direta ou indiretamente relacionados com a área de Física, bem como alunos do ensino médio que, por ventura, tenham interesse na área e que pretendem futuramente buscar o ingresso na universidade. Nesse contexto, a SAF se apresenta como um espaço dialógico altamente produtivo no que diz respeito à interlocução entre indivíduos, estando estes envolvidos ou não com o DF, e o curso de licenciatura em Física, bem como de promover uma análise crítica e construtiva acerca das atividades desenvolvidas pelo departamento e possivelmente propor aprimoramentos. Outro fator importante contemplado pela SAF diz respeito às palestras, minicursos e à mesa-redonda que serão ofertados no decorrer do evento. Considerando as limitações naturais das instituições de ensino superior, os alunos acabam não tendo oportunidades de interagir com algumas áreas de pesquisa ou temas mais específicos importantes para sua formação social e profissional. Nesse sentido, as palestras e a mesa redonda propiciarão ao público da SAF a oportunidade não só de ouvir a fala de especialistas em determinados temas, mas também de dialogar com eles. Por sua vez, os minicursos, que serão preparados e ministrados por discentes do DF, disponibilizarão em um curto espaço de tempo conhecimentos que não são contemplados durante a graduação ou pós-graduação. Em síntese, não são novidades e tão pouco são antigos os desafios que se apresentarão aos licenciados em física no decorrer de sua atuação profissional, especialmente em sala de aula. A sociedade vem se modificando e as relações entre docentes e alunos e ensino-aprendizagem também. Desta forma, a V Semana da Física configura-se como um evento de grande potencial no que diz respeito à formação dos discentes do DF e à interação dialógica entre o DF, seus integrantes e os demais membros da comunidade acadêmica e extra-acadêmica.

Beneficiário
Integrantes do Departamento de Física, desde discentes da graduação e pós-graduação, a docentes ou demais colaboradores, outros membros da comunidade acadêmica da UNIFAL e de demais universidades da região, bem como membros da comunidade extra-acadêmica, como professores e alunos do ensino básico.