OLHARES CRUZADOS, POVOS TRADICIONAIS E ANTROPOLOGIA REVERSA

Apresentação
Este curso de extensão está associado a uma disciplina de graduação oferecida pelo Núcleo de Antropologia da Universidade Federal de Alfenas, ministrado pela professora e antropóloga da Unifal-Mg Carmem Lúcia Rodrigues (Calu) em parceria com o prof. Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da Unicamp, antropólogo, educador popular e autor do livro " Pesquisa Participante", além de muitos outros. A proposta do curso é proporcionar várias formas de diálogo entre saberes, representações e formas de expressão e de análise das culturas (textos acadêmicos e de literatura, audiovisuais, músicas...) permitindo um deslocamento de perspectivas, uma troca entre o olhar da antropóloga, ou antropólogo, e de interlocutoras/es representantes de povos tradicionais no Brasil: indígenas; ciganas(os); caiçaras; mestras e mestres de manifestações culturais e matrizes africanas, dentre outros grupos afins. O protagonismo desses povos será priorizado nos encontros síncronos e nas leituras propostas.

Objetivos
- Refletir sobre as constelações de pensamentos, sentimentos e ações de sujeitos que criam e recriam seus próprios processos históricos e epistêmicos; - Propiciar leituras de produções "nativas" e vivências entre discentes e representantes de povos tradicionais e grupos afins para pensarmos e exercitarmos uma antropologia compartilhada e reversa.

Justificativa
A proposta deste curso, que está associada a uma disciplina de graduação oferecida nas Ciências Sociais da Unifal-mg, é promover uma Antropologia dialógica, em que estudantes possam exercitar um processo de reflexão e de reescrita de uma ciência das culturas e do humano, a partir de um encontro entre diferentes "vozes", sobretudo as de povos tradicionais, não mais colocadas em escalas hierárquicas, mas sim ao redor de um único círculo de diálogos.

Beneficiário
todas as pessoas interessadas