INCLUSÃO DIGITAL PARA CRIANÇAS ASSISTIDAS POR UMA ONG

Apresentação
A proposta deste curso é gerar inclusão digital para crianças e adolescentes do ensino fundamental com o uso otimizado e adequado de celulares. O curso ocorrerá na sede da ONG parceira, de forma presencial, com encontros semanais. A abordagem iniciará com uma introdução ao uso de Smartphone, passará aos conceitos sobre internet, falará sobre o uso dos navegadores e motores de busca (Internet Explorer, Google, Bing), redes sociais e aplicativos, tendo por fim uma discussão sobre a Ética no mundo digital. Espera-se conseguir a inclusão digital, mas com compromisso ético dos usos dessa tecnologia.

Objetivos
- Oferecer conteúdo para crianças e adolescentes de ONG em Alfenas, para uso de celular no processo ensino-aprendizagem escolar; - Capacitar crianças e adolescentes no uso otimizado e adequado de celular smartphone, conduzindo para algumas ferramentas importantes no ensino fundamental.

Justificativa
Esse curso pretende gerar discussões e auxiliar no melhor uso da tecnologia digital de Smartphones, pois está sendo pensado a inclusão para aqueles que possuem somente o celular e internet limitada para acesso ao mundo digital. A análise da cientista política e professora da USP Marta Arretche (2019) discutiu essa temática do como é o acesso à internet dos brasileiros, e segundo a pesquisadora, são dois tipos de usuários na internet: Os dos cidadãos de primeira classe: que conseguem usar a internet de forma ilimitada, realizando atividades complexas, como produção de textos, os dos cidadãos de segunda classe: que são os que têm acesso limitado, usando, principalmente, celulares e acessando redes sociais. A conjuntura social remete para algumas perguntas, tais como: qual tipo de acesso a pessoa tem? O quanto é limitado ou não, bem como qual a qualidade desse acesso? Quais aparelhos são utilizados para acessar a internet? Dentro deste contexto social percebe-se que será preciso trabalhar com a realidade, visando a inclusão digital, como subsídio para uma transformação necessária e emergente. Nesse entendimento da realidade social em que vivemos a proposta deste curso pensa a abordagem direcionada para alguns aspectos importantes, que precisarão ser observados no processo ensino-aprendizagem desta temática, são eles: • O uso da Internet e suas tecnologias como instrumento de acesso, circulação e construção do conhecimento; • A prática do uso do celular e seus benefícios para a comunicação, aprendizagem, fonte de consulta sobre temas relevantes à saúde, à educação, e qualidade de vida; • A consolidação de uma “comunidade virtual” dos participantes para ajuda recíproca dos envolvidos. • A construção de uma reflexão crítica e ética no uso dessas ferramentas digitais, tanto para questões individuais, como para as “comunidades virtuais”. Deste modo o curso abordará temas e direcionará a aprendizagem segundo os princípios da ética e educação para a liberdade, buscando autonomia dos sujeitos envolvidos (FREIRE, 2018).

Beneficiário
Crianças e adolescentes regularmente matriculados na ONG parceiria