ECOBRINQUEDOTECA: RESSIGNIFICANDO O ATO DE BRINCAR

Apresentação
A pandemia da COVID-19 e suas medidas de distanciamento social geraram um grande impacto na vida de inúmeras crianças, em especial, no quesito brincar. Em razão do afastamento desses com as escolas e outras crianças da idade, comportamentos de estresse, receio e desinteresse estão se tornando comuns, e consequentemente, há um distanciamento dos familiares e uma aproximação maior dos eletrônicos. O momento da brincadeira é ideal para estimular o desenvolvimento da autoconfiança e autoestima, da estabilidade física e emocional, sendo ainda, responsável por propiciar uma experiência com o mundo e promover as relações sociais, e desse modo, a falta desses momentos pode acarretar em um prejuízo no desenvolvimento infantil. A ação extensionista será promovida pela Liga Acadêmica de Enfermagem Neonatal e Pediátrica da UNIFAL-MG e se constituirá de uma live sobre a importância das brincadeiras, ressignificando as mesmas diante do atual cenário do novo coronavírus, e também a apreensão de habil

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e tornou-se fundamental nas práticas pedagógicas. Tem como direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Porém, diante desse cenário o distanciamento social em decorrência da pandemia da COVID-19 ocasionou inúmeras transformações sociais, educacionais e na gestão das emoções. Deste modo, espera-se que a partir desta ação extensionista os participantes possam conhecer uma experiência exitosa que utiliza a ferramenta do brincar como um recurso relevante para o processo de desenvolvimento, para a gestão das emoções e para a transformação social, postura muito necessária na atual conjuntura da COVID-19.

Beneficiário
Discentes e docentes da comunidade interna da UNIFAL-MG e comunidade externa.