COMO SUPERAR A CIÊNCIA IMPACIENTE E A QUANTOFRENIA ACADÊMICA? UMA PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA MAIS HUMANA E RESPONSÁVEL

Apresentação
Os cientistas estão enfrentando enormes pressões impostas pelo crescimento das comunidades científicas e pelo financiamento estagnado e / ou reduzido. Nesse cenário, os mecanismos de obtenção e gestão do conhecimento, bem como a forma como são realizados o recrutamento, a progressão e a avaliação, devem ser reavaliados. Acreditamos que o conhecimento se tornou uma commodity extremamente lucrativa e, por consequência, a excessiva quantificação acadêmica, além de inúmeros problemas de avaliação da produção individual e de estratégias de mercado editorial abusivas atingiram níveis insustentáveis. Propomos, através da Iniciativa para Avaliação Científica Responsável (IRSA), fortalecer e expandir os movimentos anteriores da comunidade científica para promover a avaliação da pesquisa de maior qualidade e contribuindo para um ambiente da pesquisa científica mais justo e humano.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
É difícil argumentar contra a visão de que a pesquisa desenvolvida predominantemente por meio de financiamento público deve ser abertamente acessível a todos. Nesse sentido, o paywall, tanto criticado pela comunidade científica por limitar o acesso à artigos publicados em revistas internacionais de qualidade, vêm sendo removido das revistas dando lugar as publicações "open access" ou "de acesso aberto" que podem ser lidas sem custo ao leitor. Mas a remoção de paywalls tem um custo para cientistas e instituições – e, em países em desenvolvimento, esse custo ameaça ser proibitivo. À medida que os mandatos de acesso aberto proliferam, fica cada vez mais claro que nós, cientistas do mundo em desenvolvimento, provavelmente seremos cada vez mais excluídos da publicação em um grande subconjunto de periódicos. Dessa forma, o impulso para o acesso aberto primeiro, sem uma reforma mais abrangente na publicação acadêmica, tornará a ciência um pouco mais acessível. Mas também será muito menos inclusivo.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em estágio pós-doutoral da UNIFAL-MG, além de participantes (professores, alunos) externos a esta instituição.