VIII SIMPÓSIO DE ECOLOGIA DE RESERVATÓRIOS

Apresentação
Devido a riqueza hídrica, o Brasil tem devotado esforços na construção de reservatórios de pequeno a grande porte, os quais tem sido utilizado para fins múltiplos. É amplamente documentado que alterações em um ecossistema natural, como a construção de reservatórios, resulta na mudança do funcionamento do ecossistema alterado. Do ponto de vista ecológico, pode-se citar: mudança da composição da biodiversidade e de seu padrão de distribuição espacial e temporal, bem como alteração da qualidade da água. Neste sentido, o desenvolvimento científico para a compreensão desta nova dinâmica imposta pela construção do reservatório torna-se importante para uma melhor compreensão do funcionamento deste novo ecossistema, possibilitando ampliação no manejo e gerenciamento dos mesmos.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Os diversos usos dos reservatórios e do seu entorno têm provocado a deterioração da qualidade da água e resultado no processo de eutrofização. Discutir com a comunidade científica os problemas relacionados aos reservatórios auxilia na compreensão da atual situação do reservatório, na busca de soluções para a melhoria da qualidade da água e na proposição de medidas para minimizar os impactos.

Beneficiário
Pesquisadores e acadêmicos das Universidades, órgãos municipais ligados a tratamento de água e associações ligadas aos recursos hídricos.