OFICINA DE PROJETOS DE PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA PÚBLICA

Apresentação
Pesquisas recentes apontam sobre as possibilidades do campo do ensino de história como interlocutor privilegiado nas reflexões sobre as práticas da história pública no Brasil (SANTHIAGO, 2018; FERREIRA, 2018). A relação entre esses dois campos revela os possíveis diálogos e contatos no que tange à uma das grandes questões que envolvem a democratização do acesso ao conhecimento histórico e sua inserção em espaços públicos diversos. O curso Oficina de Projetos de Pesquisa em Ensino de História e História Pública visa propor oficinas sobre a produção de projetos de pesquisa em Ensino de História e História Pública a estudantes e egressos de cursos de História, bem como a professores de História atuantes na educação básica de ensino. Buscaremos de maneira articulada com o Programa de Extensão Laboratório de História Pública e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História Ibérica, da UNIFAL-MG, desenvolver uma formação necessária para a produção de pesquisas acadêmicas em nível de pós-graduação capazes de articular o Ensino de História e a História Pública.

Objetivos
•Promover um curso de atualização no campo do ensino de história relacionadas às práticas de história pública; •Capacitar e fomentar, projetos de pesquisa em Ensino de História e em História Pública; •Por meio do curso, articular ações entre o Programa de Extensão Laboratório de História Pública e o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História Ibérica.

Justificativa
“O compromisso com a veracidade histórica por parte dos historiadores, profissionais de ofício não contradiz o movimento de ultrapassagem dos muros da universidade pela chamada história pública. A prática historiadora acadêmica se torna plena quando se endereça a um público que, em condições ideais, deveria abranger toda a sociedade, em vez de um universo restrito. Não se trata de um movimento unidirecional, pelo qual a universidade vai à sociedade. Pelo contrário, trata-se de compreender que o alimento para a produção do conhecimento e de significações históricas vem do corpo social, com suas demandas, seus silêncios, suas falas. Assim, a história pública pode ser entendida como um espaço de encontro e circularidade dos saberes.” (Rede Brasileira de História Pública, 2018). Em diálogo com a Rede Brasileira de História Pública, este curso justifica-se pela emergência do debate que envolve a circulação e troca de saberes acadêmicos com a produção do conhecimento advindos da sociedade como um todo e a busca para a democratização e acesso ao conhecimento histórico, produzido pelos agentes sociais diversos. Ao apontar que o(a) historiador(a) deve buscar a colaboração multiprofissional em suas pesquisas, Ricardo Santhiago (2018) nos apresenta a história pública como caminho para a busca do conhecimento acerca das linguagens e recursos para que os saberes históricos se amplifiquem. É nesse sentido que o trabalho participativo, colaborativo e feito em parceria ganha cada vez mais destaque dentro das áreas da história pública (SOARES, 2017) e do ensino de história – cujo mote central esse curso se justifica e com especial destaque para o fomento da produção de pesquisas nas áreas de Ensino de História e História Pública em nível de pós-graduação.

Beneficiário
Estudantes de História, Egressos de cursos de História e Professores de História da Rede Básica de Ensino