1º CURSO DE FITOTERAPIA INTEGRADA: DESMISTIFICANDO O USO DAS PLANTAS MEDICINAIS

Apresentação
O presente curso visa disseminar a importância e a aplicabilidade das práticas integrativas referentes a fitoterapia, aliando o saber popular e o embasamento científico a respeito das potencialidades e possíveis toxicidades das plantas medicinais. Suas ações contemplarão quatro encontros síncronos e uma atividade presencial (visita guiada ao horto medicinal) desenvolvidos com a colaboração de profissionais capacitados. Sendo que, o objetivo do curso é proporcionar o diálogo e a interação com o público participante com intuito de resgate cultural e o (re)conhecimento das plantas medicinais e seus efeitos terapêuticos, respaldados pela ciência.

Objetivos
Proporcionar o conhecimento acerca de plantas medicinais (potencialidades e riscos) a todos os participantes do curso interessados na temática. Promover o resgate do saber popular e a troca de experiências. Estimular o uso da fitoterapia como estratégia terapêutica.

Justificativa
O mercado terapêutico atual anseia por estratégias alternativas que sejam menos agressivas que os medicamentos sintéticos tais como a fitoterapia. Essa prática tem ganhado respaldo com o avanço das pesquisas científicas. Além de ser considerada uma estratégia de baixo custo e acessível para toda comunidade. As plantas medicinais são constituídas por fitocomplexos caracterizados por grupos de substâncias ativas semelhantes, mas com diferentes interações biológicas. Este uso indiscriminado representa um risco à saúde, uma vez que as plantas medicinais podem conter substâncias tóxicas capazes de causar efeitos adversos. Nesse sentido, torna-se relevante difundir cada vez mais, de forma técnica e consciente, o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais. Além disso, uma vez garantido o acesso seguro, a difusão da utilização das plantas medicinais: representa menores custos em saúde; permite a revitalização do conhecimento popular das comunidades sobre o uso das plantas medicinais; contribui para que a comunidade se sinta mais familiarizada com uma nova proposta terapêutica ofertada no âmbito da atenção primária à saúde; fortalece o seu uso racional; estimula a corresponsabilização e autonomia do usuário; além de fortalecer o princípio da integralidade em saúde. A exploração dessa ferramenta pode trazer benefícios para a saúde humana, propiciar bem-estar, despertar o conhecimento sobre a biodiversidade existe na comunidade local e buscar a melhor estratégia para usufruí-la de modo sustentável e consciente.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas-MG, acadêmicos e servidores da UNIFAL-MG.