CRIAÇÃO DE CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Apresentação
O curso CRIAÇÃO DE CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL visa contribuir para que professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental I possam desenvolver atividades investigativas a partir de cenários para investigação. O curso oferecerá oportunidades para que os professores participantes vivenciem diferentes atividades e metodologias quanto o desenvolvimento de atividades investigativas a partir de cenários para investigação. Esperamos que o curso de extensão venha contribuir para o cotidiano profissional dos professores e professoras envolvidas.

Objetivos
- Conhecer o que são cenários para investigação. - Trabalhar com atividades voltadas ao ensino da matemática em um formato investigativo. - Desenvolver os conhecimentos do curso em uma de suas aulas.

Justificativa
O ensino e a aprendizagem da Matemática, em todos os níveis, encontram muitos desafios na atualidade. Tanto a literatura educacional quanto nossa prática relacionada à formação de professores de matemática têm nos mostrado que, muitas vezes, os conceitos algébricos e geométricos são decorados e não compreendidos pelos alunos, criando barreiras no estudo da Matemática. Apesar de vivermos em uma sociedade da informação, a Matemática trabalhada no ensino fundamental continua sendo pautada no paradigma do exercício, onde os teoremas são impostos aos alunos, demonstrados e, em seguida, exercícios de memorização são aplicados. Dessa forma, quando o aluno se encontra perante algum problema matemático, geralmente, ele não analisa ou discute esse problema, dificultando assim, a compreensão do conceito. Contrapondo ao modelo de aula empregado no paradigma do exercício, Skovsmose (2000) propõe o desenvolvimento de cenários para investigação. Skovsmose (2000, p. 6) afirma que um cenário para investigação “é aquele que convida os alunos a formularem questões e procurarem explicações”. Ou seja, os cenários para investigação são ambientes de aprendizagem que possibilitam aos estudantes oportunidades para o diálogo, a cooperação, a investigação e a tomada de decisões. Os cenários para investigação são ambientes de aprendizagem inclusivos, portanto não são elaborados com o intuito de atender à particularidades de um grupo de alunos. E sim, provocar à todos a aceitar o convite para se embrenhar em uma atmosfera de investigação e descoberta. Dessa forma, este curso justifica-se como uma alternativa para que professores em serviço vivenciem práticas relacionadas aos cenários de investigação e possam se inspirarem no desenvolvimento destas práticas durante seu trabalho profissional.

Beneficiário
Professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental I do município de Guaranésia-MG e toda comunidade de professores que ensinam matemática interessados em participar do curso.