USO DE INSTRUMENTOS PSICOMÉTRICOS NA ÁREA DA SAÚDE

Apresentação
O curso “uso de instrumentos psicométricos na área da saúde” será composto por 7 aulas teóricas presenciais ministradas pelo coordenador da presente proposta de ação de extensão que possui experiência em análise quantitativa de dados obtidos a partir de “questionários”. O curso incluirá conteúdo sobre avaliação da qualidade de dados autopercebidos obtidos a partir de “questionários” para uso em pesquisas na área da saúde. Para tanto, informações sobre modelos, validade e confiabilidade de dados serão apresentadas. A proposta do curso emergiu de demanda para instrumentalizar pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Longevidade da UNIFAL-MG. Contudo, indivíduos que não estão vinculados a este programa também poderão participar do curso de modo que uma rede ampla e interdisciplinar seja formada com vistas ao avanço dos conhecimentos que serão compartilhados.

Objetivos
Introduzir conceitos teóricos sobre psicometria; Fornecer informações sobre validade e confiabilidade de dados obtidos a partir de instrumentos psicométricos; Discutir sobre construção e avaliação modelos com variáveis latentes.

Justificativa
Sabe-se que a abordagem quantitativa é predominante nos estudos científicos na área da saúde. Nesse contexto, é de interesse de uma parte significativa dos pesquisadores, conhecer e identificar como utilizar ferramentas que sejam capazes de fornecer dados empíricos com vistas a subsidiar o desenvolvimento de ações para promover o bem-estar físico, mental e social das pessoas. O curso “uso de instrumentos psicométricos na área da saúde” visa instrumentalizar pesquisadores de modo que sejam capazes de compreender a importância e avaliar ferramentas desenvolvidas para investigar construtos psicológicos. Isso torna-se oportuno, pois a ciência contribui para o direcionamento de atividades práticas na comunidade e, portanto, evidências de validade e confiabilidade dos dados são essenciais para aumentar a assertividade das estratégias de ação.

Beneficiário
Pessoas que estejam envolvidas em atividades de pesquisa e que desejam adquirir ou aprimorar seus conhecimentos sobre instrumentos psicométricos.