A GEOGRAFIA ALEMÃ: DO ESTUDO AO MERCADO DE TRABALHO

Apresentação
A escola alemã do pensamento geográfico trouxe valorosas contribuições para a institucionalização e definição teórica, conceitual e metodológica da Geografia brasileira. Isso traz o questionamento: como se dá o estudo e atuação profissionais dos geógrafos alemães nos dias de hoje? Em razão da visita de professores e estudantes da Universidade Friedrich Schiller de Jena, da Alemanha, ao município de Alfenas, esse evento terá por objetivo trazer uma caracterização do entendimento de Geografia e do mercado profissional para os geógrafos no país bávaro. O evento se dará como uma parceria entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG)

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Por meio de recursos do Grupo de Coimbra, o PPGEO/Unifal-MG tem estabelecido uma pareceria de internacionalização com a Universidade Friedrich Schiller de Jena. Isso tem propiciado o intercâmbio de informações, teorias, métodos e metodologias entre os docentes e discentes das duas instituições. Para nós brasileiros, conhecer o estudo e mercado de trabalho da Geografia na Alemanha é uma forma de ter contato com a atualidade desse que foi o primeiro país a institucionalizar a Geografia. Como e o que estudam os geógrafos alemães? Onde eles trabalham? Existe possibilidade de realizarmos intercâmbios? Quais temas de estudo a Geografia alemã tem trabalhado na atualidade? Esses amplos questionamento poderão ser discutidos com a realização do evento, possibilitando a troca de informações entre docentes e discentes da Unifal-MG e da Universidade Friedrich Schiller de Jena.

Beneficiário
Docentes e discentes dos cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e do PPGEO, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).