RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA UM CUIDADO DE ENFERMAGEM QUALIFICADO

Apresentação
O curso é uma proposta com previsão de início em setembro de 2022, que tem por finalidade contribuir com as demandas do processo de ensino-aprendizagem que ficaram prejudicadas com a emergência imposta pela pandemia de COVID-19 no que se refere às competências e habilidades necessárias para o raciocínio clínico e crítico dos estudantes de enfermagem e fundamenta as ações de cuidado que serão aplicadas no processo de formação em nível superior.

Objetivos
- Praticar em ambiente laboratorial as competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento do cuidado; - Desenvolver o raciocínio clínico em relação ao processo de enfermagem nas ações de cuidado qualificado.

Justificativa
Os estudantes de enfermagem precisam ter conhecimento, habilidades e competências técnico-científicas para garantir um cuidado seguro ao paciente. No entanto, o cenário da pandemia de COVID-19 prejudicou o processo de ensino-aprendizagem essencial para o desenvolvimento de uma prática qualificada no campo de atuação profissional. Assim, a implementação de uma estratégia didático-pedagógica de recomposição da aprendizagem contribuirá para minimizar os prejuízos no âmbito educacional impostos pela pandemia de COVID-19.

Beneficiário
Estudantes da graduação e pós-graduação (Modalidade Stricto-Sensu) de enfermagem da UNIFAL-MG.