CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL

Apresentação
A inclusão digital é uma concepção que envolve tecnologias da informação e comunicação, assim como a participação e a educação. No município de Poços de Caldas (MG), há poucas iniciativas voltadas à inclusão digital, sobretudo em bairros periféricos, onde há carências de serviços públicos e dificuldades de acesso a possíveis instituições parceiras para o desenvolvimento destas ações. A presente ação tem como objetivo oferecer um curso de inclusão digital às crianças (06 a 10 anos) residentes do bairro Jardim Kennedy II. O curso será realizado na Associação Bem Viver, onde serão ministradas as aulas. O curso será constituído de 04 Módulos com uma carga horária total de 12 horas. A execução deste ação pode contribuir para a os avanços sociais e melhor exercício da cidadania do publico atendido. Além disto, contribuir para a redução do abandono escolar dos alunos participantes do projeto e oportunizar futuras parcerias entre a Associação Bem Viver e a UNIFAL-MG.

Objetivos
a) Oferecer as crianças da Associação Bem Viver orientação e cursos de curta duração sobre as principais ferramentas e aplicativos utilizados atualmente no mundo do trabalho e vida cotidiana; b) Potencializar uma maior de interação das crianças participantes ao mundo tecnológico atualmente existente.

Justificativa
No município de Poços de Caldas (MG), há poucas iniciativas voltadas à inclusão digital voltados à crianças , sobretudo em bairros periféricos, onde há carências de serviços públicos e dificuldades de acesso a possíveis instituições parceiras para o desenvolvimento destas ações. Dentro deste contexto, o presente projeto tem como diretriz promover a inclusão digital da população residente do bairro Jardim Kennedy II, em parceria com a Associação Bem Viver, instituição localizada no bairro. O bairro Jardim KennedyII, localizado na zona sul do município, apresenta carências de infraestrutura e serviços públicos, além de sofrer sazonalmente com enchentes refletindo em sérios riscos à saúde e desordem das condições de moradia e habitação no local. A Associação Bem Viver é uma instituição sem fins lucrativos que atua na comunidade do Jardim Kennedy I e II cujas ações são voltadas para a socialização dos direitos das crianças, adolescentes e adultos. Atualmente a instituição atende cerca de 80 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos da comunidade. A Associação é conveniada com a prefeitura municipal, que custeia 70% de seus custos, sendo o restante obtido através de ações de arrecadação comunitária (bingos, bazares, doações, etc). A instituição oferece diversas atividades sócio-assistenciais por meio de oficinas culturais e educacionais em período extraescolar (manhã e tarde) e para constituir tal trabalho a associação oferece três refeições ao dia (café da manhã, almoço e lanche da tarde). Há também intervenção de psicólogo e assistente social aos atendidos e seus familiares. Além disto, são realizadas semanalmente reuniões com pais com objetivo de acompanhamento, realização de palestras e atendimento de demandas específicas sugeridas. Portanto o presente projeto pretende desenvolver ações de uso de TICs com crianças, jovens e adultos, visando integrar a tecnologia digital à educação e à cidadania dos residentes no bairro e atendidos na Associação Bem Viver, visando a consolidação de uma parceria para futuras ações de conjunto.

Beneficiário
Os beneficiários serão: - Crianças de 06 a 10 anos de idade.