ARTICULAÇÃO ESCOLA E UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Apresentação
Este projeto pretende avançar em ações que permitam pensar a respeito do processo de alfabetização articulado a geografia na Escola Municipal Tereza Paulino da Costa, partindo de diálogo com a gestão e os professores desde o planejamentos das atividades até suas aplicações, buscando sempre uma melhoria no processo ensino aprendizagem, na socialização dos alunos e na valorização Geografia nas séries início. A relação universidade e educação básica é essencial para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito de processos de ensino e de aprendizagem. A universidade precisa dialogar com o cotidiano escolar e o cotidiano escolar precisa dialogar com a universidade. Tal retroalimentação é profícua e necessária, se quisermos produzir conhecimentos que efetivamente contribuam com a educação básica. Dessa parceria podem nascer conhecimento teóricos-práticos que fortaleçam processos educativos ricos em vivências e conhecimentos.

Objetivos
1. Ampliar o diálogo entre Universidade e Escolas; 2. Contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem dos alunos da Educação Básica; 3. Desenvolver metodologias de Ensino de Ciências e Geografia para as séries iniciais; 4. Aproximar os alunos da Educação Básica da Universidade; 5. Fortalecer a Formação Inicial Docente enfatizando a relação ensino- pesquisa - extensão; 6. Fortalecer a Formação Continuada dos professores do Ensino Superior e da Educação Básica.

Justificativa
Esse projeto justifica-se por buscar ampliar os espaços curriculares para os componente curricular Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes a compreensão que se tem a respeito do significado da alfabetização acaba por restringir as experiências dos sujeitos escolares ao conhecimentos de língua portuguesa desvalorizando a geografia. Esperamos que a possibilidade de parceria entre a universidade e a escola construa caminhos para a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da socialização dos alunos, utilizando-se dos conhecimentos da geografia para a alfabetização. Por meio deste projeto, poderemos buscar a valorização da geografia no processo de alfabetização dos alunos, por meio de uma leitura de mundo que não se restrinja à língua portuguesa e à matemática. Sendo assim, se faz necessário atividades de extensão que possibilitem uma vivência maior deste cotidiano escolar e isto se torna possível por meio da parceria com a escola, desde o planejamento até a realização e análise das atividades. O resultado desta parceria vai contribuir para uma formação continuada de professores mais realista e crítica.

Beneficiário
Professores e alunos da Escola Municipal Teresa Paulino e professores e mestrando do PPGeo-Unifal-MG