COLETATIVA UNIFAL-MG CAMPUS VARGINHA

Apresentação
Tal projeto é importante, sob o ponto de vista social e ambiental, busca-se, através deste contribuir para que se possa destinar de forma adequada os resíduos sólidos descartados, no âmbito do Campus. Também é objetivo desse projeto, promover a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância das questões ambientais, promovendo mudança de hábitos e melhoria da qualidade de vida. O Campus Varginha, por possuir uma empresa júnior e uma Incubadora Tecnológica de cooperativas populares, poderá desenvolver novas metodologias e ações que venham contribuir e interagir com tal projeto, sempre, visando a preservação do meio ambiente. Neste contexto, propomos a manutenção, melhoria e ampliação da coleta seletiva no Campus Varginha da UNIFAL-MG.

Objetivos
a) Selecionar catadores; b) Instalar lixeiras para coleta no Campus; c) Sensibilizar servidores e terceirizados; d) Acompanhar coleta, comportamento dos funcionários e servidores e destinação do material.

Justificativa
Brasil, 65,3% das embalagens pós-consumo foram efetivamente recicladas, apesar disso, apenas 14% dos municípios brasileiros oferecem serviço de coleta seletiva. Este fato vem alarmando a sociedade ambientalista, uma vez que o plástico, por exemplo, pode demorar até 100 anos para se decompor, o que acarreta em grandes depósitos de garrafas (além de outros resíduos) em leitos de rios, “lixões”, entre outros, podendo provocar problemas e desastres ambientais. As garrafas PET são recuperadas, principalmente, através de catadores e cooperativas, além de fábricas e da coleta seletiva operada por municípios. (CEMPRE, 2013). Através de ideias sustentáveis e tecnologia inovadora é possível viabilizar técnicas que possam solucionar ou ao menos amenizar a crise social e ambiental existente no mundo atual. Com a escassez de emprego, muitas pessoas buscam fontes alternativas de renda, como a coleta e revenda de materiais reciclados. Os “catadores”, como são conhecidos, retiram do lixo materiais que possuem características de reuso ou reciclagem, ou seja, materiais que podem ser utilizados para outros fins ao invés de permanecerem em estado de degradação no solo e nas águas de rios, por exemplo. Grande parte dos catadores sobrevive à mercê dos resíduos descartados pela sociedade e, muitas vezes, encontram-se em condições de miséria. Para tentar melhorar este quadro, associações e cooperativas unem-se a catadores, garantindo-lhes maior oportunidade de trabalho, além de agregar novos valores ao material descartado e reciclado. Tendo em vista a problemática da disposição inadequada do lixo no meio ambiente, a coleta seletiva mostra-se interessante, uma vez que ela agrega três pontos importantes, tais como, reduzir o lixo ao máximo, reaproveitar tudo que for possível e por fim enviar os materiais a reciclagem. Uma sociedade consciente e bem educada não gera lixo e sim materiais para reciclar, de forma a contribuir com a economia mundial, cuidando do meio ambiente, diminuindo a poluição e evitando problemas ambientais graves (contaminação de solos e rios, enchentes, etc.).

Beneficiário
Comunidade acadêmica e trabalhadores que lidam com materiais recicláveis.