RECEPÇÃO, ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS INGRESSANTES AO CAMPUS DA UNIFAL-MG EM POÇOS DE CALDAS

Apresentação
O projeto foi criado pelo grupo PET Conexões de Saberes para proporcionar integração dos novos alunos à vida acadêmicas. Os ingressantes sentem-se inseguros e desorientados, e tem pouco conhecimento sobre os processos acadêmicos, funcionamento e opções dos cursos de graduação e, em especial sobre as atividades de extensão. Atualmente, o ICT passa por mudanças em todos os seus cursos, e implantação de novos, com a obrigatoriedade de realização de atividades de extensão, aumentando a complexidade da vivência universitária. Dessa forma, o Grupo PET irá desenvolver e aplicar mecanismos de interação entre os ingressantes e a comunidade acadêmica, bem como de informação quanto às opções de atividades universitárias a serem desenvolvidas. O projeto visa estabelecer um espaço de contato com os ingressantes através de atividades de inserção, instrução, elaboração de material e incentivo ao acompanhamento das atividades do PET junto à comunidade de Poços de Caldas

Objetivos
a) Organizar dinâmicas de grupos e/ou jogos com alunos ingressantes; b) Produzir material escrito e/ou audiovisual instrutivo sobre a dinâmica e/ou atividades acadêmicas no ICT; c) Apresentar palestras e/ou reuniões informativas; d) Promover visitas técnicas; e) Incentivar o acompanhamento das atividades do PET com ênfase nas atividades extensionistas.

Justificativa
É notória a carência de vários ingressantes ao chegarem na universidade, seja por questões adaptativas ou interativas. Uma vez que ainda não se formou uma cultura entre os discentes veteranos, de interação e apoio da comunidade aos recém-chegados, como se vê em campi de maior porte e mais antigos que o de Poços de Caldas, como por exemplo o campus sede da Unifal-MG. Adicionalmente, muitas mudanças têm ocorrido na dinâmica acadêmica e de vivência nos cursos de graduação. A implantação da obrigatoriedade de realização de 10 % da carga horária dos cursos em programas ou projetos de extensão é a mudança mais significativa que ainda não foi absorvida nem sequer pela maioria dos docentes e discentes veteranos e que consequentemente apresenta maior dificuldade de assimilação das possibilidades e opções para os ingressantes. Ainda, um fator dificultador para a integração dos ingressantes à vida acadêmica do campus é a pequena quantidade de cursos e o distanciamento do campus a área urbanizada da cidade que faz com que os discentes não frequentem o campus fora dos horários destinados as aulas. Atualmente no campus Poços de Caldas há algumas atividades de integração como a “Acolhida ao Calouro” que acontece na primeira semana de aula e a recepção na fase de matrícula pelo grupo PET Ciência. Há ainda um programa de apoio pedagógico e psicológico. Entretanto, diante dos problemas elencados, essas atividades não são suficientes para a integração acadêmica e para o conhecimento do funcionamento da dinâmica Universitária. Dessa forma, muitos ingressantes por não se sentirem integrados, ou mesmo participantes da vida Universitária, tem sentimentos negativos e de distanciamento ligados aos processos do ensino superior, o que pode ocasionar perda de motivação e até abandono dos cursos. Portanto, o presente projeto visa aproximar a relação entre os alunos ingressantes e a comunidade universitária e vivência acadêmicas, bem como instruí-los sobre as atividades extraclasse realizadas no campus. Essas ações que deverão resultar em melhorias na adaptação dos ingressantes ao meio acadêmico, melhor relação com os alunos veteranos, maior engajamento nas atividades universitária e maior compreensão do papel desempenhado pelo ensino superior junto a sociedade.

Beneficiário
Discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e das Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Gestão Ambiental do Campus Poços de Caldas e a comunidade acadêmica em geral.