ABO: CONHEÇA SEU TIPO SANGUÍNEO

Apresentação
Este projeto será desenvolvido por alunos do grupo PET do Curso de Farmácia. Terá atividades voltadas para a comunidade em geral e estará aberto a novas parcerias. Seu objetivo principal é multiplicar informações sobre a importância da doção de sangue e esclarecer dúvidas sobre a tipagem sanguínea e compatibilidade entre os diferentes tipos sanguíneos para transfusões.

Objetivos
Multiplicar informações sobre a importância da doação de sangue por meio da educação da população em geral; Divulgar o processo de doação de sangue e realizar a tipagem sanguínea de jovens e adultos; Criar canais voltados para a conscientização de públicos diferentes sobre a doação de sangue; Contribuir para formar o doador do futuro, conscientizando os jovens do seu papel na sociedade tendo a doação de sangue como um exercício de cidadania.

Justificativa
A doação de sangue é um ato voluntário, de cidadania e de amor ao próximo. Independentemente da motivação que leva o indivíduo ao ato, a doação de sangue ampara e é essencial em diversas situações como por exemplo, no tratamento de vítimas de acidentes, em períodos pré, pós, e trans cirúrgicos assim como no tratamento de pacientes oncológicos ou com grandes queimaduras; hemofílicos; anêmicos e com problemas de coagulação, entre outras emergências. Embora o percentual de doadores de sangue na população brasileira corresponda aos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde, em determinadas ocasiões, os estoques de sangue ficam escassos em diversos bancos de sangue no país. Além disso, a Organização Mundial da Saúde relata que a média de doações sanguíneas por mil habitantes é oito vezes maior em países altamente desenvolvidos. Neste contexto, o pouco conhecimento em saúde, a desinformação e a falta de entendimento sobre a segurança no processo de doação de sangue contribuem para pouca consciência sobre a sua necessidade e para a inserção de mitos populares a respeito do assunto, levando assim, a uma à baixa porcentagem de doações entre indivíduos de baixo nível educacional e socioeconômico. Sendo assim, as atividades propostas neste projeto poderão contribuir para a ampliação dos conhecimentos do público-alvo sobre a identificação de grupos sanguíneos e doação de sangue levando à conscientização de seu papel na sociedade, tendo a doação de sangue como um exercício de cidadania. Embora o projeto tenha sido desenvolvido em 2022, cabe ressaltar que o público com acesso às redes sociais é bastante diversificado e as informações poderão chegar a um público diferente daquele atingido no ano anterior.

Beneficiário
População interna e externa a UNIFAL - espera atingir 200 pessoas com este projeto