RESENHANDO

Apresentação
Resenhando é um projeto promovido pelo grupo PET Letras que pretende contribuir para a formação de leitores e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à escrita acadêmica, a partir do gênero resenha. Criado em 2017, o projeto atende ao público universitário e aos estudantes da educação básica, majoritariamente. Diferentes ações são oferecidas para atingir os seus objetivos, entre os quais oficinas, minicursos e a publicação de uma revista acadêmica. Com cada uma das ações propostas, objetiva-se não só apresentar o gênero resenha, como também permitir que os seus participantes sejam capazes de interpretar diferentes tipos de textos, aprofundar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa e desenvolver habilidades relacionadas ao exercício da escrita da escrita acadêmica, buscando oferecer alternativas às frequentes queixas associadas à dificuldade de interpretação e produção de textos acadêmicos.

Objetivos
Promover oficinas e minicursos sobre o gênero resenha; analisar o gênero e suas principais características; apresentar a distinção entre os tipos de resenha; estimular a leitura crítica; auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção de textos no contexto da Educação Básica e no universitário; problematizar a escrita acadêmica; comparar diferentes gêneros acadêmicos; difundir a escrita e a publicação de resenhas; fomentar as produções da área; divulgar textos da área de Letras.

Justificativa
Em 2021 e em 2022 o Projeto Resenhando foi promovido pela PROEX da UNIFAL-MG tendo alcançado não só os resultados previstos, como um público maior que o esperado. Nesse sentido, considerando que a ideia do Projeto é a de que ele se torne permanente, propomos a sua continuidade em 2023. Um dos principais motivos para a permanência do projeto se dá pelo fato de que atende alunos da Educação Básica e universitários que busquem sanar dificuldades à leitura e produção de gêneros acadêmicos. A resenha, gênero bastante conhecido, permite que o exercício de leitura e produção de textos se realize de forma ampla, já que o discente pode se debruçar tanto na leitura das próprias resenhas – observando o uso e sentidos de diferentes estruturas argumentativas – , como também na leitura e interpretação de obras acadêmicas, reconhecendo a forma como se constitui o discurso acadêmico. É exatamente por esses motivos que se optou por desenvolver o projeto Resenhando. As múltiplas possibilidades de abordagem do texto acadêmico propiciada pela resenha justificam o lugar central que ocupa nesse projeto, levando, espera-se, a que seus participantes possam alcançar as habilidades necessárias para produzir suas próprias resenhas e para se apropriar de diferentes gêneros acadêmicos.

Beneficiário
Alunos da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, professores e alunos da educação básica e membros da comunidade interna e externa que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos acerca do gênero resenha e da escrita acadêmica.