RETRATOS DO TEMPO E DO ESPAÇO: MEMÓRIA E EVOLUÇÃO URBANA DE ALFENAS

Apresentação
A proposta principal do projeto é levar à comunidade, neste caso aos alunos da Universidade Federal de Alfenas, escolas e moradores, uma perspectiva da evolução urbana de Alfenas, através da identificação de seus marcos referenciais, restituir o processo histórico de sua evolução urbana. Através da análise da paisagem e o registro iconográfico, realizar um estudo da evolução urbana de Alfenas desde o final do século XIX até o presente, indicando as características desse espaço por meio de seus principais referenciais, arquitetônicos e logradouros, com vistas a expor esse material à comunidade alfenense. A exposição programada será na Unifal sede, no hall do Prédio V, durante a semana de comemoração de aniversário de Alfenas, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2023. O projeto tem o propósito de levar a exposição para outros pontos da cidade, como o Terminal de ônibus central, o Museu da Unifal, e de ser expandido para as escolas, como difusor dessa prática.

Objetivos
O objetivo principal é, através da análise da paisagem e o registro iconográfico, realizar um estudo da evolução urbana de Alfenas desde o final do século XIX até o presente, indicando as características desse espaço por meio de seus principais referenciais, arquitetônicos e logradouros, com vistas a expor esse material à comunidade alfenense. Objetivos Específicos: Desenvolver um estudo geográfico e histórico de Alfenas que fundamente análise iconográfica deste local. Realizar um levantamento iconográfico da evolução urbana de Alfenas desde o final do século XIX até o presente; Identificar e mapear trajetos na cidade possíveis de restituir o processo de evolução urbana; Fazer o registro fotográfico dos principais referenciais que representem as transformações do espaço da cidade; Exposição iconográfica sobre a evolução do espaço da cidade.

Justificativa
Consideramos que os moradores não conhecem a cidade em sua integralidade e sua história de forma organizada. Vive-se e conhece-se os fragmentos da cidade e de sua evolução, normalmente os locais onde moramos e nos deslocamos com mais frequência. O lugar em sua identidade e significado transforma-se apenas num trajeto, esvaziado pela tendência de privatização do espaço público. Considerando tratar-se de uma cidade média, sua estrutura não é tão complexa como uma cidade grande, mas essas cidades vêm passando por intensas transformações a partir do processo de desconcentração urbana industrial das metrópoles, recebendo nas últimas décadas significativos investimentos com implantações de empresas, no setor imobiliário e comercial. Portanto, houve expressivas mudanças quantitativas e qualitativas nas cidades desse porte, com consequência nas experiências de espaço e tempo dos moradores, ou seja, no âmbito vivido, que carecem de uma melhor compreensão.

Beneficiário
Alunos da Universidade Federal de Alfenas, escolas e moradores de Alfenas