COLETATIVA UNIFAL-MG ALFENAS

Apresentação
O significativo crescimento populacional e a imposição de padrões de consumo cada vez mais insustentáveis são os principais responsáveis pela enorme quantidade de resíduos sólidos espalhados pelo mundo. Essa produção exacerbada de resíduos implica em como e onde descartá-los, por este motivo, verificou-se a necessidade de implantar políticas públicas voltadas exclusivamente para a gestão de resíduos sólidos, que contemplassem desde a sua geração até sua destinação final ambientalmente adequada. No Brasil, a Lei nº 12.305 de 2010, veio de encontro a essas necessidades ao instituir a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, recém regulamentada pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que contém normas e diretrizes que auxiliam na gestão de resíduos sólidos em cada esfera governamental, inclusive delegando aos órgãos e entes públicos a responsabilidade compartilhada pelo gerenciamento de seus resíduos.

Objetivos
O projeto "ColetAtiva UNIFAL-MG Alfenas" tem como objetivo dar continuidade ao gerenciamento e gestão da Coleta Seletiva no campus Sede e na Unidade Santa Clara da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), primando pela sensibilização e focando na transformação do comportamento social e das práticas pessoais da comunidade, em prol de um ambiente mais sustentável. Além disso, se objetiva continuar oferecendo apoio e suporte necessários aos coletores selecionados pela chamada pública realizada, por meio do contato direto e de melhorias no projeto.

Justificativa
Justifica-se o presente projeto, a princípio, considerando o cumprimento de um dever legal - Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) - mas mais do que isso, considerando o dever social atribuído às universidade públicas. A coleta seletiva é um importante instrumento de preservação/cuidado com o meio ambiente e emancipação daqueles que recolhem os resíduos passíveis de reciclagem. Desse modo, além de cumprir com o dever legal, o projeto contribui no aprimoramento contínuo do compromisso com a sociedade e o meio ambiente.

Beneficiário
Internamente se beneficiarão do projeto toda a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG sede e unidade Santa Clara, docentes, técnicos administrativos, colaboradores, e, externamente, os coletores de materiais recicláveis, além de toda a comunidade externa usuária dos serviços da Instituição