1ª JORNADA CIENTÍFICA DE ESTÉTICA DA UNIFAL-MG

Apresentação
Este evento visa apresentar ao discente de graduação mais uma área de atuação profissional. Esse é o mercado que mais cresce no Brasil e no mundo, levando beleza e bem-estar com foco na saúde e na ciência inovadora. Ter contato com a temática durante o curso de graduação amplia os horizontes, além de antecipar uma tendência que será realidade nos cursos da área da saúde, principalmente, na graduação em Farmácia. Esse tema é uma demanda proveniente dos próprios acadêmicos da UNIFAL. Sendo assim, o intuito dessa ação é contribuir para formação de futuros profissionais da saúde e demais interessados nessa temática. Além de apresentar as diferentes áreas pertencentes a Estética e as inovações do mercado. As atividades dessa 1ª edição serão realizadas em três dias consecutivos na modalidade on-line.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Dados da Euromonitor International apontam o Brasil na quarta posição do ranking mundial em consumo de produtos cosméticos e esse é um mercado em ascensão. Vale ressaltar que a produção nacional do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) segue crescendo no comércio internacional. Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), as redes de estética lideram o ranking do mercado que mais cresce no Brasil pelo terceiro ano consecutivo e também se destacam no exterior. As franquias na área de Saúde, Beleza e Bem-estar faturaram em torno de R$ 34,2 bilhões e colocaram o Brasil como o quarto maior mercado de estética e beleza do mundo. Os dados mostram que a área de estética e bem-estar é tendência e um mercado de atuação em ascensão. Fato justificado pelo crescente número de conselhos de classes habilitarem profissionais de saúde para atuarem parcial ou total no ramo da estética. Atualmente, é permitido que, além do médico, profissionais esteticistas e cosmetólogo (curso técnico ou graduação em Estética e Cosmética), biomédicos, farmacêuticos, dentistas (apenas rosto e pescoço), enfermeiros e biólogos possam exercer práticas em estética após a realização de uma especialização (pós-graduação lato sensu). No entanto, vale destacar, que os cursos de graduação em saúde ainda não incluíram em sua grade curricular uma disciplina de estética. Somente a graduação em Estética e Cosmetologia é um curso de nível superior com disciplinas específicas nessa área. Estudos vêm demonstrando que profissionais esteticistas podem contribuir com terapias integrativas e complementares do SUS, o que amplia o mercado de trabalho para estes profissionais. Sendo assim, é importante trazer essa nova temática para os acadêmicos dos cursos de saúde, cujo intuito é contribuir para sua formação profissional e ampliar suas áreas de atuação.

Beneficiário
Discentes do curso de Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Enfermagem e Biologia da UNIFAL-MG e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), profissionais da área da saúde e demais interessados na temática, podendo ser a comunidade interna e externa da UNIFAL.