RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR-ALUNOS: ENSINAR E APRENDER EM UMA ABORDAGEM ATIVA

Apresentação
O curso propõe um processo de atualização didático-pedagógica dos professores, no que se refere a questões relacionadas ao relacionamento pedagógico entre professor e estudantes. O relacionamento pedagógico é um dispositivo imprescindível para que os professores se conectem com seus estudantes, promovendo aproximação interpessoal e facilitando a aproximação e conexão dos estudantes com os próprios conteúdos, objetos de conhecimento. Nesse sentido, considerando todas as transformações pelas quais o processo de ensino e aprendizagem escolar têm passado nos últimos anos, decorrente dos novos modos de desenvolvimento e acesso a este processo, a proposta curricular deste curso de aperfeiçoamento se refere a conceitos estruturantes da relação pedagógica, permitindo que os professores reconheçam novos modos de comunicação e de abordagem didático-pedagógica nas ações relacionadas ao ensino, potencializando, assim, a aprendizagem dos estudantes.

Objetivos
Geral: Construir um espaço de atualização permanente para a docência, a partir de uma abordagem reflexiva que leve os professores a analisar sua própria prática. Específicos: - Identificar novas exigências da sala de aula pós-pandemia, relativas ao relacionamento pedagógico, e como contornar as dificuldades para atendê-las; - Abordar conceitos relacionados ao relacionamento pedagógico, como comunicação, escuta ativa, contrato didático; - Refletir sobre teorias pedagógicas e sua relação com a prática pedagógica docente; - Confrontar abordagens ativas e passivas no processo pedagógico.

Justificativa
A profissão docente, enquanto ação social que não é neutra e se orienta pelo conceito pedagógico, contempla aspectos relativos aos modos de trabalho pedagógico dos professores, quando se está a ensinar criando condições para que os alunos aprendam. Nesta linha, a ação didático-pedagógica dos professores é um processo que não é finalizado, mas que, de acordo com os contextos e com as situações reais com que se confronta o fazer docente, continuamente se reajusta. Nesse sentido, requer um processo de permanente atualização pedagógica, que confira à profissão docente um olhar continuamente atento a todas as variáveis que afetam o cotidiano desta profissão. Não obstante essa condição permanente, o cenário provocado pela pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para as salas de aula, quando retomadas as atividades letivas presenciais: distanciamento afetivo, dificuldades de organização, ausência de motivação são, dentre tantos outros, elementos que provocam a prática dos professores, no sentido de terem que instituir novas medidas que permitam que o processo de ensino e aprendizagem se efetive com qualidade e excelência. É neste contexto que o presente curso é proposto, trazendo aos professores cursistas oportunidades de identificarem e perceberem novas práticas que podem fazer parte do cotidiano da sala de aula, ampliando tanto o sucesso dos estudantes como aumentado o bem-estar dos próprios professores em relação à sua profissão, porque reconhecemos que o fracasso escolar afeta não somente os alunos mas toda a comunidade escolar, ou seja, pais, professores e instituição de ensino. Deste modo, o curso se configura como um espaço de formação didático-pedagógica docente, que permite aos professores acessarem conceitos, experiências e práticas que venham a transformar profundamente a pedagogia na sala de aula.

Beneficiário
Professores de quaisquer níveis de ensino, de instituições públicas ou privadas.