EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM - EDUPENF

Apresentação
O projeto é uma proposta com previsão de início em fevereiro de 2023, que tem por finalidade contribuir com as demandas dos serviços de Atenção Primária a Saúde, em que as atividades práticas e da disciplina de Estágio Curricular I e II são desenvolvidas pelo curso de enfermagem. Para tanto, os profissionais de saúde que atuam neste nível de atenção serão instrumentalizados e capacitados por meio de ações educativas com docentes e discentes do curso de enfermagem. Ainda, espera com o projeto produzir materiais educativos e de informações como posts, vídeos, cartilhas entre outros.

Objetivos
- Instrumentalizar e capacitar os profissionais de saúde frente as demandas do serviço em que são cenários de atividades práticas e de estágios do curso de enfermagem. Objetivos Específicos: - Atualizar e reciclar os profissionais de saúde frente as suas demandas; - Aperfeiçoar as competências e habilidades desenvolvidas na prática pelos profissionais de saúde a fim de minimizar a ocorrência de danos ao paciente.

Justificativa
Os profissionais de saúde precisam ter conhecimento, habilidades e competências técnico-cientificas para garantir segurança ao paciente do serviço de saúde. Para tanto, construir uma cultura de segurança do paciente, por meio da educação, é de extrema relevância para a construção de um modelo de assistência à saúde; nela, o conhecimento pode ser incorporado como uma nova visão e prática no trabalho (RIBEIRO et al., 2021). Aliado a isso, capacitar os profissionais com ações ofertadas por meio de metodologia ativa contribui efetivamente para a consolidação da cultura de segurança na instituição trazendo consigo modificações conceituais e práticas no cotidiano destes profissionais (RIBEIRO et al., 2021). Deste modo, o desenvolvimento deste projeto visa ações de educação permanente que irão favorecer a assistência prestada pelos profissionais de saúde, em especial a enfermagem, para que seja segura e de qualidade.

Beneficiário
Profissionais de saúde, em especial de enfermagem, que atuam nos serviços de Atenção Primária a Saúde.