CURSO DE PERMACULTURA

Apresentação
Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. Ao longo dos anos, passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, abrangendo uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Atualmente, pode ser compreendida como uma ciência e técnica capaz de apresentar/inspirar alternativas para a satisfação das necessidades humanas, ao mesmo tempo que mantém a capacidade de geração de serviços ecossistêmicos essenciais para a vida na Terra. Também é considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional. O curso proposto introduz conceitos voltados para a compreensão da gestão territorial sistêmica, observando aspectos energéticos, alimentícios, hídricos, práticas econômicas justas, respeito à diversidade, dentre outros. Esta ação vincula-se ao programa Escola da Natureza da UNIFAL-MG Varginha.

Objetivos
1. Proporcionar conhecimentos científicos na temática da permacultura e em design regenerativo; 2. Estimular uma atuação crítica e criativa na identificação, prevenção e resolução de problemas através de uma visão ética, holística e humanística, em atendimento às demandas socioambientais; 3. Promover o desenvolvimento da permacultura e do pensamento regenerativo em ambiente acadêmico; 4. Estimular a formação de agentes de transformação (exercício da cidadania ativa), que possam atuar em rede e contribuir com o desenvolvimento territorial alinhado às condições locais de biodiversidade, culturais e sócio-econômicas; 5. Fomentar a articulação ensino-pesquisa-extensão, atendendo demandas específicas da sociedade e aumentando o vínculo entre instituição de ensino e comunidade; 6. Apresentar tecnologias socioecológicas como solução possível para questões estruturais contemporâneas; 7. Compreender os desafios do ensino da temática, no intuito de subsidiar a implantação de futuras disciplinas de graduação e pós-graduação em áreas afins.

Justificativa
Considerando a crise climática anunciada pela comunidade científica e sua sobreposição com a agenda de desenvolvimento urbano e rural, entende-se que a formação para atuar na promoção do desenvolvimento sustentável deve ser conseguida por meio da criação de cursos inovadores, criativos e de caráter extensionista (dialógico, interdisciplinar, intervencionista, propositivo, sensível aos grandes problemas estruturais da humanidade, etc.), de modo a potencializar intervenções coletivas de natureza socioecológica em várias escalas de ação e consolidar uma cultura regenerativa intra e extramuro universitários, uma vez que as instituições universitárias, por sua vocação natural, são capazes de articular, promover sinergia e potencializar intervenções inovadoras no território em que atuam/influenciam. Assim, é de suma importância qualificar atores de diferentes áreas do conhecimento buscando complementar suas formações profissionais para o enfrentamento de problemas urbanos e rurais segundo os princípios da ciência e do design permacultural, que permitam absorver e desenvolver novas tecnologias e métodos apropriados à permanência da espécie humana de forma sustentável. O curso ora proposto cumpre exatamente essa função. O mesmo foi concebido como um curso de Introdução à Permacultura com 72h de carga horária, seguindo os preceitos originais descritos por Bill Mollison, o idealizador da permacultura. Mollison elencou conteúdos básicos para se começar a fazer a permacultura e se tornar um designer sistêmico e instituiu a obrigatoriedade de elaboração de um projeto de design (uma intervenção permacultural no espaço) como atividade final. A publicação que balisa o curso de Design Permacultural é chamada Syllabus e foi publicada em 1985. Via de regra, os conteúdos mínimos propostos são recontextualizados, ressignificados e rediscutidos continuamente nos cursos e encontros entre permacultores, ou seja, a rede de permacultores compreende que é necessário adotar distintas metodologias e adaptações, porém os conteúdos devem ser respeitados e preservados. O curso que será oferecido na UNIFAL-MG seguirá os preceitos estipulados pela rede internacional de permacultura para que o mesmo possa ser reconhecido nacional e internacionalmente. Cumpre ressaltar que o curso possui uma natureza teórico-prática integrada a todos os momentos do curso, priorizando uma metodologia de aprendizado participativa, crítica, intervencionista, dialógica e um horizonte de transformação social. Assim, o curso oferece, ao mesmo tempo, bases conceituais e ferramentas práticas para a construção de novas práxis sociais, consolidando o ideal da universidade de produzir ciência socialmente relevante e voltada para a resolução de nossos problemas contemporâneos.

Beneficiário
Membros da comunidade acadêmica, da sociedade civil, do terceiro setor, líderes comunitários, agentes do governo e funcionários de empresas que desejam utilizar a lógica da permacultura/regeneração para aplicar em sua atuação profissional e em projetos de intervenção capazes de promover o bem comum.