I CURSO DE ESCULTURA EM ISOPOR PARA MONTAGEM DE MATERIAL DIDÁTICO DE BIOLOGIA

Apresentação
Os materiais didáticos nas áreas de Biologia Celular, Biologia Molecular e Genética, cujos conteúdos estão inseridos em vários anos do Ensino Fundamental II, Médio e Superior (de cursos na área de biológicas, saúde e ambiental), possuem escassez de abordagens e exemplos de práticas que instrumentam os professores nas tarefas cotidianas de ensino, para que todos os alunos aprendam os mesmos conteúdos dessas áreas. Soma-se a isso a dificuldade própria desses temas, que tem caráter bastante abstrato, mesmo para alunos sem necessidades especiais (SILVA et al, 2014). Assim, os modelos biológicos tridimensionais ou semi-planas (alto relevo) consistem ferramentas facilitadoras do aprendizado, permitindo que os alunos manipulem o material (ORLANDO et al., 2009). Ainda, segundo Petrovich e colaboradores (2014), os conteúdos de Biologia Celular ficaram em primeiro lugar na lista de maior dificuldade pelos alunos pesquisados, mostrando a necessidade de investimento em recursos dididáticos.

Objetivos
O presente curso será desenvolvido com objetivo de treinar discentes e professore da área de Ciências Biológicas e áreas correlatas para o design e confecção de peças em isopor de modelos biológicos didáticos em 3D, preferencialmente com adaptações para deficientes visuais.

Justificativa
No contexto de formação de professores, os materiais didáticos são uma fatia importante para instrumentar o professor a trabalhar de maneira mais didática e efetiva com os alunos com necessidades especiais e que podem ser úteis para aqueles que, a priori, não possuem essas necessidades. A adaptação de materiais para atender à inclusão social tem como objetivo oferecer as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos os alunos. No Brasil temos poucos cursos que oferecem a confecção de modelos biológicos adaptados para deficientes visuais.

Beneficiário
Discentes, professores e técnicos da área de Ciêncas Biológicas e áreas correlatas.