“O CEMITÉRIO MUNICIPAL DE MOCOCA, ESTADO DE SÃO PAULO: HISTÓRICO; ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO DOS TÚMULOS; LEVANTAMENTO DAS ROCHAS UTILIZADAS E ANÁLISE DO SEU GRAU DE DEGRADAÇÃO; ACERVO ARTÍSTICO E CULT..

Apresentação
Este projeto possui como objetivo central elaborar um estudo abrangente do Cemitério Municipal de Mococa-SP sob o ponto de vista histórico, artístico e cultural e também sobre o ponto de vista técnico científico, o que trará uma identificação do uso de rochas ao longo do tempo com uma avaliação qualitativa da degradação sofrida por essas no decorrer das décadas. O Cemitério Municipal de Mococa-SP possui mais de um século de existência com um enorme acervo de obras de arte e com vasto testemunho do passado e presente de nossa cidade. O levantamento histórico visará atualizar o cadastro de túmulos existentes e das famílias proprietárias, ano de construção, com análise da arte funerária ao longo do tempo. A parte de estudo dos materiais utilizados, a saber, das rochas ornamentais utilizadas para revestimentos, estátuas e ornamentações permitirá identificar e classificar quais são as rochas e avaliar o atual estado de degradação e desta forma, propor medidas de conservação e/ou preservação

Objetivos
Este trabalho tem como objetivo principal, elaborar um levantamento histórico artístico e cultural e a mesmo tempo executar a identificação, análise e descrição de feições de tipos de degradação em rochas ornamentais utilizadas ao longos dos anos no antigo Cemitério Municipal de Mococa, Estado de São Paulo. Dentre os objetivos específicos estão: - levantamento histórico do local; - atualização do cadastro funerário dos jazigos; - levantamento sobre a evolução do tipo de rocha ornamental usada e dos estilos arquitetônicos dos túmulos no decorrer das décadas; - identificação das rochas utilizadas nas lápides, nas esculturas e feições arquitetônicas; - identificação e análise das degradações nas rochas, tais como: alteração cromática, colonização biológica, concreção, deformação, eflorescência, escamação, fissura, fratura, incrustação, vegetação, desagregação granulométrica e crosta negra; e - proposição de métodos de preservação e de restauração dos túmulos como um todo.

Justificativa
Esse trabalho se justifica em função da grande importância para o conhecimento sobre a história de nossa cidade, de seus habitantes e suas vidas, para a preservação da memória, dos túmulos com suas obras de arte e representações artístico culturais em várias épocas. Contribuirá para uma maior compreensão de quais materiais rochosos foram utilizados ao longo dos anos, dos processos de degradação sofridos e permitir estabelecer meios mais apropriados para a sua preservação. Permitirá também dar diretrizes para um gerenciamento local mais adequado visando sua proteção contra roubos de artes sacras e de metais, algo muito recorrente. Direcionar o uso atual de maneira mais consciente e com uso de materiais rochosos de melhor qualidade, maior resistência e durabilidade. Será um marco inicial para tornar o local como um atrativo turístico de grande importância. A preservação histórica desses locais é algo fundamental para o desenvolvimento cultural e artístico de um município.

Beneficiário
Discentes da UNIFAL-MG, Discentes do Ensino Médio de Mococa e também toda a população da cidade.