MINUTOS MENTAIS

Apresentação
Este projeto surgiu em 2020 a partir da necessidade de levar informações baseadas em evidências e atualizadas sobre a temática da saúde mental à comunidade, promovendo educação em saúde. No ano de 2023, o projeto atuará no Residencial Alfenas, localizado no Jardim São Carlos em Alfenas-MG, e terá como público alvo a população adulta residente no local. As ações mensais, que acontecerão em parceria com o Programa Cidade Escola, se nortearão pela Política Nacional de Educação Popular em Saúde/PNEPS, instituída em 2013, utilizada aqui com foco na educação popular em saúde mental. Por meio dos princípios da PNEPS, espera-se criar uma relação dialógica e de vínculo com a comunidade, onde a população será incentivada a trazer os problemas de saúde mental mais emergentes e o projeto levará informações baseadas em evidências e atualizadas sobre a temática da saúde mental à comunidade e incentivará o protagonismo popular no enfrentamento dos determinantes/condicionantes sociais de saúde.

Objetivos
1) Propiciar reflexões sobre paradigmas e estigmas associados à pessoa em sofrimento mental e ampliar informações, baseadas em evidências científicas sobre a temática; 2) Integrar diferentes saberes, por meio da criação de um espaço de aprendizado compartilhado, utilizando-se do respeito, empatia, escuta e informações científicas; 3) Estimular a reflexão da comunidade, com a participação da academia, para a construção do protagonismo popular no enfrentamento dos determinantes e condicionantes sociais de saúde, além de sua participação no planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas em saúde mental no município de Alfenas-MG para a melhora da qualidade de vida e da assistência em saúde mental.

Justificativa
Os retrocessos na Política Nacional de Saúde Mental no período de 2016-2019 com mudanças na Rede de Atenção Psicossocial, como o incentivo à internação psiquiátrica, ao financiamento de comunidades terapêuticas e ações fundamentadas em uma abordagem proibicionista das questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, permitem afirmar que há tendência de retrocesso nas diretrizes da Reforma Psiquiátrica e estagnação do ritmo de implantação de serviços de base comunitária, muito defendida pela reforma psiquiátrica, em oposição ao modelo de atenção manicomial (CRUZ; GONÇALVES; DELGADO, 2020). Por isso, com o desenvolvimento desse projeto, pretende-se ampliar o debate em torno de direitos à saúde, conquistados por meio do Sistema Único de Saúde, e sobre as formas de resistência ao desmonte da Política Nacional de Saúde Mental. Torna-se necessário e indispensável o uso de fontes de informações seguras, com evidências científicas, sobre todos os assuntos relacionados à saúde, para a população e, em especial, à saúde mental, muito afetada na contemporaneidade. Desse modo, a Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISM) da UNIFAL-MG se propõe a levar à comunidade, informações, baseadas em evidências científicas, sobre a área da saúde mental, a fim de contribuir com o desenvolvimento do senso crítico e do pensamento reflexivo, suscitando o protagonismo popular em saúde.

Beneficiário
População do Residencial Alfenas.