RACIOCÍNIO LÓGICO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ASSOCIAÇÃO BEM VIVER

Apresentação
A Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade (ABViver) é uma instituição sem fins lucrativos, atuante na região do Bairro Jardim Kennedy II, região em vulnerabilidade social, que funciona a partir do apoio de voluntários. Entre outras ações, ela atende simultaneamente entre 80 e 120 crianças e adolescentes, oferecendo alimentação, três refeições por dia, e atividades pedagógicas, lúdicas, culturais e esportivas. O grupo PET Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional (PET - Conexões de Saberes) em parceria com a referida associação irá oferecer aos beneficiários desta três oficinas visando o incentivo ao ensino e desenvolvimento do raciocínio lógico, quais sejam: oficina de xadrez, oficina de inclusão digital e oficina de introdução à eletrônica/ robótica.

Objetivos
O presente projeto tem como objetivo geral estabelecer uma atuação conjunta do grupo PET Conexões de Saberes com a ABViver no trabalho realizado por esta voltado ao acolhimento e desenvolvimento pessoal e intelectual de crianças e adolescentes da região do Bairro Jardim Kennedy II, por meio do oferecimento de oficinas de xadrez, inclusão digital e eletrônica/robótica. Os objetivos específicos da presente proposta são: a) Apresentar aos beneficários da ação atividades divertidas que não estão inseridas no seu quotidiano, de forma a promover o seu acolhimentos ao mesmo tempo em que amplia seu horizonte quanto à realização de ações de desenvolvimento cultural e intelectual; b) Atrair a atenção dos participantes da ação e de seus responsáveis para a importância do processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento pessoal proporcionado pelo ensino formal oferecidos por escolas, cursos técnicos e tecnológicos e Universidades; c) Possibilitar aos beneficiários diretos e indiretos da ação o conhecimento introdutório quanto às possibilidades de crítico a ferramentas de tecnologia da informação e de processamento de dados voltadas ao acesso a informação e/ou educação.

Justificativa
A região Sul de Poços de Caldas, região essa atendida pela Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade, é a região de menor renda mensal por responsável por domicílio da cidade. A baixa renda mensal média associada a sua descontiuidade em relação ao restante da malha urbana do município e às carências sociais e de infraestrutura fazem dessa uma região de vulnerabilidade social. Como forma de dar apoio as famílias dessa região, bem como proporcionar o desenvolvimento pessoal, cultural e educacional de crianças e adolescentes a ABViver atende simultaneamente entre 80 e 120 crianças e adolescentes, oferecendo alimentação, três refeições por dia, e atividades pedagógicas, lúdicas, culturais e esportivas. Nesse contexto, a integração da Universidade com a comunidade resulta em benefícios mútuos uma vez que o meio acadêmico pode oferecer atividades especializadas interessantes à sociedade ao mesmo tempo em que amplia seu entendimento sobre a realidade sócio-econômica dos moradores do município. Dessa forma, a presente proposta possibilita a interação Universidade - comunidade por meio da realização de um projeto de extensão fundamentado na parceria com uma instituição sem fins lucrativos que atua em uma região de vulnerabilidade social.

Beneficiário
Crianças e adolescentes atendidos pela Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade