METAMORFOSE

Apresentação
O presente projeto visa promover aos adolescentes momentos reflexivos para o autoconhecimento, compreensão e partilha de vivências. Esse compartilhamento de informações se dará por meio de encontros presenciais e quinzenais na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira com os adolescentes, graduandos e pós-graduandos, além de reuniões na UNIFAL-MG. Ademais serão utilizadas mídias sociais (Instagram e Facebook) e páginas oficial da Faculdade de Odontologia e da Universidade, a fim de que se consiga alcançar outros jovens. Para a capacitação da equipe serão adotadas ferramentas pedagógicas ativas propondo temáticas como cuidados com a saúde, alimentação, sexualidade, transtornos de comportamentos e sociais, inserção na Universidade, influência das redes sociais, educação financeira, uso de drogas, dentre outras. Essas ações visam inserir uma melhor perspectiva na qualidade de vida desse público, no que se remete as intensas mudanças dentro desse ciclo metamórfico.

Objetivos
1. Auxiliar o desenvolvimento da capacidade reflexiva e cognitiva dos adolescentes; 2. Promover melhor entendimento de cultura e pensamento da sociedade em que vivemos por meio do diálogo e exemplificações; 3. Sensibilizá-los a respeito dos hábitos de saúde, a fim de que isso reflita em benefícios próprios e de membros do núcleo familiar; 4. Sensibilizar esse público quanto a forma de proceder a higiene bucal de todos os membros da residência como técnicas de escovação, uso do fio dental, tempo de troca de escova e quantidade correta de creme dental; 5. Promover o conhecimento e o interesse acerca da vida universitária, favorecendo a eliminação de visões arraigadas de preconceito; 6. Estimular a eliminação de uma visão negativa e infantilizada que muitas pessoas têm acerca da adolescência; 7. Tentar estabelecer um diálogo entre os familiares para um melhor conhecimento acerca de comportamentos que poderão surgir; 8. Orientar quanto a influência e os riscos das redes sociais, educação financeira e uso de drogas; 9. Conhecer um pouco sobre a diversidade dos transtornos de comportamentos e sociais, além dos impactos desencadeados pelo bullying; 10. Conversar sobre os temas referentes a sexualidade e espiritualidade, a fim de esclarecer conceitos e propor estratégias de autoconhecimento e de respeito às diversidades; 11. Favorecer a construção de um saber multiprofissional por meio da relação dos acadêmicos e dos pós-graduandos com os professores, supervisores, diretor e demais funcionários em exercícios de suas atividades; 12. Proporcionar aos graduandos e aos pós-graduandos participantes do projeto uma visão geral de saúde desse público alvo e estimular um envolvimento humanístico entre os membros; 13. Estimular uma análise reflexiva aos discentes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto para lidar com as adversidades que eventualmente surgirão; 14. Coletar dados durante o desenvolvimento desse projeto a fim de que otimize o desenvolvimento das ações futuras desenvolvidas; 15. Encaminhar usuários desse grupo etário com necessidades de cuidados com a saúde para os setores que realizam atendimento especializado na UNIFAL/MG; 16. Proporcionar aos acadêmicos, futuros profissionais, e aos pós-graduandos, que já estão inseridos no mercado de trabalho, possibilidades de aprimoramento do conhecimento e ferramentas que proporcionem um melhor domínio das atividades práticas ao abordar esses adolescentes.

Justificativa
A transição da infância para o universo adolescente alberga um estágio da vida circundado por grandes transformações físicas e mentais, oportunizando a eclosão de transtornos de conduta (ROSSI et al., 2019). Essas alterações se manifestam com o uso de drogas lícitas e ilícitas, além de representações de violência (CRUZEIRO et al., 2008). Práticas inapropriadas de menor proporção, como: mentir, enganar, não justificar faltas em aulas e roubar utensílios de baixo valor, são geralmente atitudes que precedem as condutas mais graves como agressões, roubos mais consideráveis e uso de equipamentos lesivos ao corpo humano (BORDIN; OFFORD, 2000; CRUZEIRO et al., 2008). A manutenção desses atos pode, consequentemente, acarretar uma indicação de transtorno de personalidade antissocial na idade adulta (BORDIN; OFFORD, 2000; CASPI; MOFFITT, 2001; CRUZEIRO et al., 2008; FARRINGTON, 1993; GOLDSTEIN et al., 2006; GUZE, 1994; PACHECO et al., 2005; SODERSTROM et al., 2004). A ascendência do uso de drogas lícitas, de acordo com análises e pesquisas, inicia-se aos 12,5 anos para o sexo masculino e 12,8 anos para o sexo feminino, sendo o uso de drogas ilícitas iniciado mais tardiamente, aos 13,1 e 14,4 anos para adolescentes do sexo masculino e feminino, nesta ordem (GONÇALVES et al., 2016; SILVA; RUZZI-PEREIRA, 2020). Em paralelo a isso, necessita-se estabelecer motivos que associam os transtornos de conduta em jovens para que haja um norte no estabelecimento de métodos estratégicos para a prevenção (CRUZEIRO et al., 2008). Nesse ínterim, justifica-se a inserção deste Projeto durante a formação acadêmica de alunos, tanto nível Graduação quanto Pós-Graduação uma vez que eles poderão deter tal conhecimento durante sua formação acadêmica e então, promover melhorias na construção de momentos que promovam interações dialógicas que permitam a elaboração e compartilhamentos de situações experenciadas pelos integrantes do grupo com os adolescentes. Assim, pretende-se gerar uma relação horizontal entre todos presentes, estabelecendo um meio equitativo de compreensão e ideias (SAMPAIO et al., 2014). Além disso pretendemos construir e divulgar um conteúdo elaborado para essa faixa etária de forma virtual para as redes sociais, Instagram (@projetometamorfoseunifal) e Facebook (Metamorfose Unifal), a fim de que haja popularização das informações e trocas de experiências com o presente público e com os indivíduos que os cercam. Ademais, esse projeto abrange algumas vertentes que convergem aos princípios os quais as Nações Unidas estão propondo, a fim de que possamos atingir no Brasil, a Agenda de 2030 proposta pela ONU, referente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os objetivos abarcados nesse projeto referem-se (remetem-se) a: Erradicação da Pobreza (1); Saúde e Bem- Estar (3); Educação de Qualidade (4); Igualdade de Gênero (5); Trabalho decente e crescimento econômico (8) e Redução de desigualdades (10).

Beneficiário
Pretende-se beneficiar os estudantes da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, localizada em Alfenas/MG, os profissionais desse colégio e a equipe do projeto (graduandos, pós-graduandos e docentes). Também se intenciona abarcar jovens que tenham acesso ao conteúdo das redes sociais desse projeto.