RPPS: IDENTIFICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE RISCOS ATUARIAIS

Apresentação
Os Regimes Próprios de Previdência Social, definido no art. 40 da Constituição Federal, deve manter os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. No entanto, poucos os municípios no país contam com atuário em seu quadro para facilitar na gestão atuarial continuada. O projeto de Gestão Atuarial em RPPS visa dar suporte aos RPPS com transmissão de conhecimentos atuariais para as diversas gestões de RPPS em todo país.

Objetivos
Realizar a análise temporal dos DRAA de RPPS municipais ou estaduais com o objetivo de transmitir conceitos atuariais aos gestores dos RPPS auxiliando no entendimento desses gestores em relação aos relatórios que atualmente são produzidos por atuários no mercado de trabalho.

Justificativa
A realidade de alguns RPPS é de desconhecimento dos conceitos atuariais o que é fundamental para uma boa gestão de riscos. Esses conceitos auxiliam na tomada de decisão de políticas públicas que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial garantido que a política pública de previdência seja efetiva na proteção social dos servidores em inatividade e seus dependentes. É fundamental a ação do Estado em diversos órgãos públicos para auxiliar na organização dessa importante política pública.

Beneficiário
O discente que entrará em contato com conceitos atuariais diretamente aplicados ao mercado de trabalho. O maior beneficiário será o servidor público e seus dependentes que terá seu sistema de previdência bem administrado.