PARQUE-ESCOLA: PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Apresentação
“Parque-escola” é um substantivo composto que busca denominar de maneira adequada as pretensões dos proponentes em relação às potencialidades de uso do Sistema Agroflorestal Urbano (SAF-urbano) constituído na Unifal-MG de Varginha-MG em 2021. Da tradição ambientalista brasileira toma-se o termo “parque”, desde a primeira metade do século XX utilizado para denominar espaços de proteção da natureza. Da tradição pedagógica, o termo “escola”, que dispensa detalhamentos. “Parque-escola”, assim, é entendido como uma área ao mesmo tempo educativa e de proteção da natureza, congregando potência pedagógica com sustentabilidade. O parque-escola da Unifal-MG de Varginha-MG está ainda a ser construído, partindo da base física do SAF-urbano, implementado no campus em 2021. Nesse sentido, este projeto propõe um processo de planejamento participativo do “parque-escola”, com engajamento da comunidade acadêmica do ICSA e de pessoas externas no processo de “sonhar o espaço” coletivamente.

Objetivos
1) Ampliar o conhecimento dos membros da comunidade acadêmica da Unifal-MG (docentes, TAE, terceirizados e discentes) e de pessoas externas (ONG, movimentos sociais, colaboradores, representantes de instituições estatais, membros de conselhos de políticas públicas, etc.) sobre o SAF-urbano da Unifal-MG de Varginha-MG, fortalecendo a percepção de pertencimento e de apropriação em relação ao território; 2) Realizar de maneira participativa o planejamento sobre o uso e ocupação do território do parque-escola da Unifal-MG de Varginha-MG, envolvendo membros da comunidade acadêmica da Unifal-MG e pessoas externas no processo de “sonhar o espaço” coletivamente; 3) Constituir o Comitê Gestor e um "coletivo de amigos" do parque-escola da Unifal-MG de Varginha-MG, com membros da comunidade acadêmica da Unifal-MG e com membros da comunidade externa; 4) Promover ações de educação ambiental tendo como base espacial o SAF-urbano da Unifal-MG de Varginha-MG, com a formação de uma rotina educacional (“visita guiada”) a ser apresentada a membros da comunidade acadêmica da Unifal-MG e a pessoas externas.

Justificativa
Um Sistema Agroflorestal Urbano (SAF-urbano) foi constituído na Unifal-MG de Varginha-MG em 2021, com o plantio de 800 mudas de plantas distribuídas em 120 espécies distintas e majoritariamente raras no mercado nacional, numa área de 7200 m2 (5,5% da área do campus). Trata-se de uma importante ação socioambiental, com impactos atuais e potenciais diversos. Entretanto, boa parte da comunidade acadêmica do ICSA não conhece o projeto, não conhece o espaço e tampouco considera-o como parte integrante de seu imaginário socioafetivo. Fora do ICSA, o desconhecimento é ainda maior. Trata-se, ademais, de um espaço “inacabado”, podendo-se realizar no território inúmeras outras iniciativas de intervenção e de educação ambiental que permitam a constituição no local de um verdadeiro “parque-escola”, um território regenerativo que combine iniciativas diversas de proteção da natureza, tais como horta comunitária, composteira, parede verde, calçada ecológica, centro de coleta de materiais recicláveis, etc. Nesse contexto, entendemos que ações de educação ambiental que tomem como base esse território são essenciais para aumento do conhecimento sobre a problemática ambiental em sentido amplo e para aumento da apropriação coletiva da Unifal-MG de Varginha-MG em relação ao SAF-urbano. Além disso, essas ações podem e devem ser conciliadas com oficinas de planejamento participativo sobre os potenciais de utilização do espaço, buscando construir coletivamente um “plano de uso” que permita consolidar os anseios e desejos coletivos da comunidade do ICSA e da comunidade externa em relação a esse espaço.

Beneficiário
Comunidade acadêmica; Sociedade civil; Movimentos sociais urbanos, especialmente aqueles dedicados a pautas ambientais; Representantes de instituições estatais, e todas as pessoas que podem usar o espaço para fins de estágio, pesquisa, ensino e extensão