É POSSÍVEL PREVINIR O CÂNCER? EXPLORANDO ESTRATÉGIAS E EVIDÊNCIAS

Apresentação
O Câncer é o nome genérico dado a uma série de doenças, cuja principal característica é ser decorrente de um descontrolado crescimento e divisão celular. Devido a que a origem do câncer radica na alteração de genes que controlam os processos de divisão celular, esta doença é definida como uma DOENÇA GENÉTICA, sendo considerada um problema de saúde pública que pode ter suas implicações reduzidas por ações que possibilitem o diagnóstico precoce e a prevenção, compreendendo promoção à saúde e intervenção nos fatores de riscos. É importante salientar que essas ações de promoção da saúde devem considerar os determinantes sociais da saúde (fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos, comportamentais e ambientais que influenciam o processo saúde-doença) do público alvo, de maneira que estes causem impacto na qualidade de vida dessa população.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. Além do aumento de números de casos notificados de pacientes com câncer, a oncologia tem uma relevância temática multidisciplinar na sociedade atual, por meio de novas pesquisas, das descobertas de novos medicamentos e aplicação de estratégias terapêuticas mais eficientes. A oncologia tem uma visão de multidisciplinaridade na sua equipe de trabalho, sendo importante o diálogo entre as áreas básicas e clínicas para o desenvolvimento de conhecimentos mais abrangentes e para uma maior eficácia no estudo das patologias tumorais, bem como o diálogo entre todos os cursos das áreas da saúde, que trabalham de forma cooperativa na clínica. Além disso, é importante salientar que as causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas interrelacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Dessa forma, a ampliação do conhecimento nesta importante área acadêmico-cientifica e a utilização deste conhecimento como ferramenta de transformação social justifica a renovação e manutenção da presente proposta, a mesma que permitirá ampliar o conhecimento desses fatores por parte dos alunos, através das ações de ensino e a posterior organização de eventos informativos para a comunidade local, de forma importante quando relacionada com as causas externas passíveis de prevenção.

Beneficiário
Acadêmicos dos Cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição, etc. Alunos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais interessados e envolvidos com a temática da oncologia, funcionários, professores etc..