FÓRUM PERMANENTE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DIÁLOGOS DE SABERES E AÇÕES

Apresentação
O Fórum é um evento institucional organizado pela Gerência de Programas e Projetos (PROEX) que visa a promoção de um espaço dialógico, de troca de saberes e experiências, envolvendo as ações de extensão da UNIFAL-MG a partir de seus programas e projetos, e a comunidade. Trata-se de um espaço-tempo interativo que busca não apenas fomentar a relação entre universidade e sociedade civil, mas também fortalecer e estreitar as esferas de comunicação e construção dos saberes acadêmicos e populares. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que se constitui num intercâmbio de saberes e experiências, resultantes do desenvolvimento das ações de extensão, o fórum, enquanto dimensão pública do diálogo, é também um mecanismo de escuta e interação com a comunidade local e regional na qual a Universidade se situa. Sua finalidade é permitir o acompanhamento qualitativo das ações desenvolvidas pelos programas e projetos de extensão bem como acolher demandas sociais apresentadas pela comunidade à Universidade.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Considerando que a Política Nacional de Extensão define extensão como um processo educativo, interdisciplinar, cultural, científico e tecnológico, bem como a Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018 que define as diretrizes e princípios para a Extensão na Educação Superior Brasileira, estabelecendo procedimentos que devem ser observados tanto no planejamento e políticas de gestão, como na avaliação, o evento do Fórum Permanente de Extensão justifica-se como uma possibilidade de avaliação contínua e diálogo crítico com a sociedade, na medida em que ele consistirá não somente num espaço de interação e relação com a comunidade, mas principalmente, e sobretudo, num espaço político-pedagógico de aperfeiçoamento das características estruturantes que marcam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isto é, significa criar um espaço dialógico e interativo que fomente e articule a troca de saberes e experiências, proporcionando uma formação “pluriversa” ao estudante e uma qualificação contínua do/a docente a partir da participação efetiva dos atores sociais na construção e comunicação do conhecimento. Dessa forma, a ideia do fórum é romper as cercas da Universidade enquanto “latifúndio” do saber, construindo relações e estabelecendo conexões epistemológicas entre o acadêmico e o popular, entre a Universidade e a Sociedade, de modo a transformar a sociedade a partir da “ecologia de saberes”. Nesse sentido, é preciso fazer uso contra hegemônico da ciência hegemônica, considerando-a não como uma “monocultura” do saber, de propriedade exclusiva da Universidade, mas como uma ecologia mais ampla de saberes em diálogo cuja produção é capaz de intervir e transformar a realidade social. Portanto, além de um espaço crítico e criativo, de escuta e diálogo com a comunidade, em um contexto de curricularização da extensão, o fórum se torna necessário e relevante porque proporcionará um espaço de autoavaliação das ações de extensão, ao mesmo tempo em que permitirá a troca de experiências, metodologias e práticas, impulsionando, assim, a formação dos estudantes e a qualificação docente. Em suma, trata-se de um importante mecanismo de acompanhamento e avaliação contínua dos programas e projetos de extensão, tendo em vista a possibilidade de mensurar qualitativamente os efeitos da participação dos/as estudantes, equipe de trabalho e dos membros da comunidade no desenvolvimento das ações. Em outras palavras, significa instituir um espaço formativo e avaliativo a respeito dos impactos sociais produzidos tanto na formação dos/as estudantes, como também na realidade social da comunidade onde as ações de extensão estão inseridas.

Beneficiário
Essa proposta se destina à toda comunidade interna e externa da Unifal-MG: estudantes, professores, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados, organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, movimentos socias e populares, etc