O PAPEL DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO SUS: ÁREA DE ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS

Apresentação
Trata-se de uma proposta de evento, aberta a comunidade interna e externa, promovida pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva em Odontologia (LAOSC) da UNIFAL-MG e ministrado por Vinicio Rocha, um convidado externo, doutor e mestre em Odontologia pela UNICAMP, especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo – USP, e terá como temática principal “O papel do cirurgião-dentista no SUS: área de atuação e perspectivas”. O objetivo dessa iniciativa é aprimorar o entendimento e expandir a visão dos estudantes do curso de Odontologia, incluindo aqueles em nível de pós-graduação e os profissionais atuantes na área. O foco está na exploração da vivência tanto profissional quanto acadêmica, oferecendo uma análise abrangente do cenário da Odontologia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa abordagem engloba discussões sobre as perspectivas que se desenham no horizonte para esses profissionais, considerando as direções futuras da sua atuação.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva em Odontologia (LAOSC) da UNIFAL-MG teve origem da relevância da abordagem coletiva em saúde, em resposta aos desafios complexos enfrentados pelo sistema de saúde contemporâneo. A saúde coletiva vai além da medicina individual, concentrando-se na promoção da saúde e prevenção de doenças em nível populacional. No contexto brasileiro, a necessidade de uma perspectiva coletiva em saúde tem sido impulsionada por mudanças demográficas, epidemiológicas e socioeconômicas. Políticas públicas abrangentes, alocação eficaz de recursos e estratégias de intervenção adequadas dependem de profissionais com conhecimentos em saúde coletiva. A LAOSC surge como uma fonte de conhecimento, ferramentas e discussões para capacitar cirurgiões-dentistas e futuros profissionais, direcionando-os para uma atuação mais abrangente, integrada e impactante. Portanto, a LAOSC é justificada pela crescente demanda por profissionais da Odontologia capazes de compreender os aspectos coletivos da saúde, colaborar em equipes multidisciplinares e contribuir para a melhoria da saúde da população em um contexto mais amplo.

Beneficiário
A atividade está destinada aos discentes, pós-graduandos e profissionais da Odontologia e será aberta tanto à comunidade interna quanto externa.