SAÚDE DA MULHER E JUSTIÇA RESTAURATIVA

Apresentação
O projeto traz ações de saúde e de bem-estar social na APAC, onde se realiza o projeto. Educação em saúde no presídio que pertence a(o) Programa: Ações dialógicas no presídio. Uma iniciativa de extensão desenvolvida por docentes e discentes da UNIFAL. Serão realizadas atividades educativas em saúde e rodas de Terapia Comunitária Integrativa que pretenderão fomentar debates sobre os problemas que atingem a saúde no sistema prisional brasileiro a partir de experiências diversas, bem como jogar luz sobre as possibilidades de atuação da universidade e suas contribuições para a superação desses problemas. Docentes da UNIFAL e discentes irão abordar diversos temas, produzir vídeos com temas da saúde e sociais, bem como oferecer assistência de prevenção à violência contra a mulher e promoção de sua saúde ginecológica na atenção primária, atendendo as mulheres encaminhadas pelo Poder Judiciário. Rodas de Justiça Restaurativa também serão realizadas conforme solicitação do Poder Judiciário.

Objetivos
Desenvolver ações de educação em saúde na APAC de Alfenas pela UNIFAL-MG e fomentar o debates sobre os problemas que atingem o sistema prisional brasileiro a partir de experiências diversas, bem como jogar luz sobre as possibilidades de atuação da universidade e suas contribuições para a superação de violência, por meio do atendimento integral às mulheres encaminhadas pelo poder judiciário. Desenvolver rodas de justiça restaurativa.

Justificativa
Divulgar as ações desenvolvidas pela Universidade, buscar novos integrantes e ações para o projeto, sensibilizar autoridades para superação dos problemas do sistema prisional de Alfenas.

Beneficiário
Detentos da APAC, discentes da UNIFAL-MG, servidores da APAC e comunidade feminina de Alfenas e região.