2° CURSO INTENSIVO DE PRIMEIROS SOCORROS

Apresentação
O atendimento de primeiros socorros consiste em cuidados de emergência dispensados a quem sofreu um acidente ou um mal súbito. Esse atendimento tem por finalidade preservar a vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, aliviar o sofrimento, até a chegada do serviço de resgate ou até que o paciente seja transportado para o hospital adequado às suas necessidades. Uma situação de emergência se divide em emergências clínicas (pré-desmaio, desmaio, convulsão, obstrução das vias aéreas superiores, parada cardiorrespiratória, etc) ou emergências traumáticas (ferimentos provocados por acidentes em geral: trânsito, domiciliar, trabalho, lazer, queda e violência interpessoal). A assistência à vítima começa no local da ocorrência e continua durante o transporte ao hospital. Após o transporte, geralmente efetuado pelo Serviço de Resgate e/ou SAMU, ocorre a transferência do paciente para o pronto-socorro, assegurando dessa forma o atendimento avançado de vida.

Objetivos
Desenvolver habilidades na prestação de primeiros socorros pelo público-alvo: comunidade interna (acadêmicos, servidores, funcionários terceirizados) e externa à UNIFAL-MG. Incentivar a formação de multiplicadores das técnicas de primeiros socorros.

Justificativa
Os procedimentos de primeiros socorros constituem uma etapa importante no atendimento a vítimas de acidentes, pois na maioria dos casos, o socorro imediato pode previnir fatalidades ou até mesmo complicações, uma vez que erros de conduta podem resultar em graves sequelas. Para isso, o socorrista deverá aliar cautela e conhecimento técnico sobre o que deve ser feito à sua capacidade de improvisação, com o menor número de danos possíveis, de acordo com os recursos disponíveis. Diante disso, a realização de cursos de capacitação são ferramentas excelentes para ensino e propagação desses conhecimentos que salvam vidas.

Beneficiário
Discentes, docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) do curso de graduação e pós graduação da UNIFAL-MG, funcionários terceirizados desta IES, além de acadêmicos de outras instituições e comunidade externa.