CATÁLOGO DE PLANTAS

Apresentação
No campus de Varginha da UNIFAL-MG, foi implementado um Sistema Regenerativo Urbano (SRU), com o plantio de aproximadamente 800 mudas de 120 espécies, aumentando significativamente a diversidade presente ali. O design do SRU segue os princípios de um sistema agroflorestal (SAF). Neste contexto, o projeto "Catálogo de plantas", componente do programa de extensão "Agricultura Urbana e Meio Ambiente", tem como objetivo divulgar os conhecimentos científicos e popular relacionados à origem, ao cultivo, uso e outras características das plantas por meio da identificação das espécies e elaboração e disponibilização de um catálogo informativo on-line. Espera-se promover a Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) como uma ferramenta de educação ambiental (EA) que colabore com o despertar/ampliar do sentimento de pertencimento ao meio ambiente e da consciência para o potencial do ser/sujeito transformador dos espaços e relações no território urbano por meio de uma prática livre do uso de agrotóxicos

Objetivos
No projeto "Catálogo de plantas", tem-se como objetivo geral despertar/ampliar o sentimento de pertencimento ao meio ambiente e a consciência para o potencial do ser/sujeito transformador dos espaços e das relações no território urbano por meio da prática da agricultura. Especificamente, pretende-se concluir o processo de sistematização e divulgação dos conhecimentos científico e popular relacionados à origem, ao cultivo, uso e outras características das plantas por meio da construção de um catálogo informativo on-line sobre as plantas presentes e cultivadas na UNIFAL-MG/Varginha. Esse meio de divulgação científica visa promover a agricultura praticada no campus como uma ferramenta de educação ambiental (EA) que estimule um convívio cotidiano no local com a comunidade dos três campi da UNIFAL-MG, as escolas e o restante da população de Varginha e região para, enfim, incentivar a retomada/ampliação da prática tradicional do cultivo de plantas alimentícias, medicinais e frutíferas nos lares e nos vazios urbanos da vizinhança e região.

Justificativa
A agricultura urbana e periurbana (AUP) não trata apenas da produção comercial de alimentos, mas insere-se num movimento mundial para a transformação do espaço urbano pela sua diversidade social, ambiental e econômica. A agricultura urbana pode ser praticada onde a criatividade sugerir (ROESE, 2007), desde o cultivo em lotes urbanos ao plantio em resíduos recicláveis em hortas verticais. Dentre as motivações e benefícios elencadas por este autor, destacam-se: a. melhor aproveitamento dos espaços; b. reciclagem de resíduos orgânicos; c. consumo de alimentos sem agrotóxico; d. recreação e lazer; e. educação ambiental. A prática da agricultura no campus iniciou-se de forma espontânea, voluntária e periódica através do plantio de espécies comestíveis pelo coordenador do programa de extensão "Agricultura Urbana e Meio Ambiente" e outros membros da comunidade universitária. O registro do projeto de extensão "Agricultura urbana e meio ambiente: ressignificando a relação com o espaço público", sistematizou academicamente essa prática além de ampliá-la. Uma atividade bastante significativa desenvolvida neste âmbito foi a colheita, preparo e degustação do feijão guandu em roda de conversa, com distribuição de sementes desta espécie, quando foi observada aderência e um retorno positivo dos participantes. Ao longo do tempo, a equipe coordenadora do programa constata adesão à proposta enquanto vem observando uma dinâmica de trocas de mudas entre o campus e os trabalhadores, estudantes e alguns moradores da cidade, além de uma ampliação de consumidores das plantas medicinais e dos frutos presentes ali. Em março de 2021, a UNIFAL-MG implementou um Sistema Regenerativo Urbano (SRU) no campus de Varginha, com o plantio de aproximadamente 800 mudas de uma vasta gama de espécies, sendo algumas raras no mercado nacional. Este sistema foi inspirado nos preceitos essenciais da sustentabilidade, nos princípios da permacultura e de sistemas agroflorestais. Nesse contexto, insurgiu a oportunidade de prosseguimento e aprimoramento do processo (iniciado em período anterior) de identificação, catalogação e divulgação de informações e saberes sobre as espécies plantadas no campus. Assim, em 2021, a primeira edição deste projeto conseguiu catalogar quase a totalidade de espécies e começou a pensar e redesenhar o layout do site que hospeda o catálogo on-line (https://www.unifalmg.edu.br/agriculturaurbana/), ainda não lançado oficialmente. No entanto, devido à grande quantidade de espécies de plantas, a natureza detalhada das informações pesquisadas, a escassez de literatura especializada sobre algumas espécies e a dificuldade de encontrar imagens livres de direitos, o processo de construção e divulgação do catálogo ainda não foi concluído. Foram pesquisadas, levantadas e referenciadas informações sobre 113 espécies parte de 29 famílias. Ainda restam 6 espécies para serem pesquisadas e catalogadas. O material foi elaborado em documento Word e ainda precisa ser revisado, disponibilizado e divulgado oficialmente no catálogo on-line. Na última edição do projeto (2022), estas etapas que precisam ser concluídas pouco avançaram dada a não disponibilidade de bolsista e não adesão de estudante voluntário. Efetivar a divulgação do catálogo e fixação de placas de identificação das espécies se faz importante também porque tem potencial para contribuir com outros programas que buscam realizar a ocupação do SRU (como o Programa "Escola da Natureza"), além de potencializar a interação dos estudantes de escolas parceiras do Programa "Agricultura Urbana e Meio Ambiente" com as espécies. Destaca-se que a importância de organizar o acesso e a oferta de informação é atual (VALERIO e PINHEIRO, 2008). A divulgação científica, promovida pelo catálogo, difunde o conhecimento científico por meio da recodificação da linguagem técnica para termos passíveis de compreensão pelo público não especializado (BUENO, 1985). Segundo Frota-Pessoa (1988), a divulgação científica cumpre as funções básicas do jornalismo científico, quais sejam, informativa, educativa, social, cultural, econômica e político ideológica (KREIZ, 1998, p.21-23 apud NUNES, 2003). Neste contexto, a divulgação de informações e saberes sobre a diversidade de espécies plantadas no campus viabiliza o (re)conhecimento dos benefícios da AUP e, sua consequente valorização, pode instigar mudanças na ocupação dos espaços no território, na medida que a difusão do conhecimento tem poder de modificar padrões culturais de comportamento. No caso da AUP, a construção desse catálogo busca o resgate do conhecimento tradicional e se faz importante para qualificar e integrá-lo ao conhecimento científico. Além disso, na conjuntura atual de ampliação da desinformação (fake-news e pós-verdade), a divulgação deste material produzido no ambiente acadêmico cumpre o papel de difundir a importância da universidade pública e recuperar a credibilidade do conhecimento científico, abalado recentemente.

Beneficiário
A comunidade dos três campi da UNIFAL-MG, as escolas, outras organizações interessadas na temática e o restante da população do município e região.