ATIVIDADE FÍSICA NA UNIFAL-MG: CORRIDA E TREINAMENTO FUNCIONAL

Apresentação
A atividade física é indicada para diminuir o índice de sedentarismo da população universitária. Dentre elas, a caminhada e a corrida por ser um método simples e barato, os exercícios funcionais e o condicionamento aeróbico, podem serem realizados nas dependências da universidade não exigindo um grande deslocamento do universitário. Essas atividades proporcionam uma melhora da capacidade funcional, da autoestima e confiança, qualidade de vida e saúde mental, uma vez que promove uma maior interação social. Assim o objetivo do presente projeto é promover saúde e bem-estar da comunidade interna da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por meio de exercícios funcionais, caminhada, corrida, condicionamento aeróbico e rodas de conversas sobre hábitos saudáveis. Em 2020, devido à Pandemia as atividades foram no formato à distância (aulas ao vivo e gravadas/postadas nas redes sociais do Instagram do projeto, pela rede social do QVT) e retomadas presencialmente em 2022.

Objetivos
Incentivar a prática de atividades físicas. Diminuir o índice de sedentarismo da população. Melhorar autoestima, qualidade de vida, saúde mental e condicionamento físico. Prevenção de patologias musculoesqueléticas e cardiovasculares. Mais especificamente, promover saúde e bem estar para comunidade interna e externa da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), através da corrida, caminhada, exercícios funcionais, condicionamento aeróbico, dança e orientações sobre hábitos saudáveis.

Justificativa
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 80,8% dos adultos brasileiros são sedentários, o que representa um problema de saúde pública, uma vez que a inatividade física está associada à desfechos adversos de saúde. Análises recentes têm tido como objeto de estudo o sedentarismo, com ênfase na população universitária, visto que a juventude é uma fase onde se molda o estilo de vida a ser consolidado na vida adulta. Sabe-se que a influência da universidade na prática de atividades físicas pode ser muito benéfica para o universitário, pois sua pratica regular aumenta o condicionamento físico, diminui os níveis de estresse e age reduzindo e até mesmo prevenindo casos de depressão através da liberação de neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar. A atividade é uma alternativa para atrair o público universitário, tanto de servidores quanto de alunos, para a prática de atividade física. Deste modo, a presente proposta se justifica, pois será ofertada uma atividade continua que trará grandes benefícios, e a manutenção da prática de atividade física com os objetivos de impactar positivamente a saúde mental e física, além de integrar toda a comunidade UNIFAL-MG. O presente Projeto integra ações/aulas presenciais, entretanto desde 2020, devido ao período de pandemia do COVID-19, com o distanciamento social, aulas e trabalho em home-office; algumas ações foram adaptadas e desenvolvidas à distância pelas redes sociais, com aulas gravadas e também ao vivo. Assim, acreditamos que orientações e vídeos com exercícios funcionais para serem realizados em casa, poderá auxiliar no desenvolvimento de estilo de vida saudável, mesmo com o ensino e trabalho remoto. No ano de 2022, foram mantidas as postagens nas redes sociais e também retomadas as aulas presenciais com ótimo desempenho, tanto dos alunos colaboradores como dos servidores, as aulas foram estendidas também aos alunos da UNIFAL/MG. Em 2023, numa parceria com o Curso de Fisioterapia, iremos ampliar para aulas de dança e grupo de caminhada. Além destas ações, é esperado a participação em eventos, organizados pela Extensão (PROEX), assim como eventos externos com a divulgação dos resultados do Projeto. A continuidade da ação terá relevante contribuição social e acadêmica, e busca estimular a integração ensino, pesquisa e extensão.

Beneficiário
Servidores, alunos de graduação e Pós-graduação da UNIFAL-MG; além da comunidade externa, devido aos seguidores das redes sociais que permitem o Projeto ir além da abrangência regional.