ENSINANDO E APRENDENDO A GEOGRAFIA, A HISTÓRIA E A CULTURA DE AREADO (MG) POR MEIO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL

Apresentação
Dada a dificuldade de acesso à internet pela maioria dos discentes da educação básica pública em nosso país, a distribuição de materiais didáticos que tratam da realidade local, como os Atlas Escolares Municipais, é uma ação efetiva para difundir o conhecimento entre aqueles que mais carecem de recursos. Ao atender ao chamamento do Governo Federal, no intuito de dirimir o verdadeiro "apagão educacional" vivenciado nos últimos anos, a proposta de um curso de capacitação de professores para o uso do Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural de Areado (MG) busca mobilizar docentes do Ensino Fundamental deste município aos processos de alfabetização e letramento cartográficos. Este processos serão realizados por meio da articulação entre os preceitos da Cartografia Escolar e da Cartografia Social, nos quais propomos uma metodologia que contribuirá com a formação continuada de professores e professoras da Educação Básica, atendendo uma demanda apresentada neste município.

Objetivos
• Capacitar professores e coordenadores a usarem o Atlas Escolar Municipal de Areado (MG); • Aperfeiçoar o entendimento de métodos de ensino relacionados à alfabetização e ao letramento cartográfico; • Permitir a sistematização do conjunto de informações sobre o Município, dentro de uma escala gradativa do conhecimento e com linguagem adequada aos anos escolares a que se destina; • Apresentar mapas e cartogramas, elaborados sob o olhar da Cartografia Escolar, textos explicativos e outros elementos que auxiliem na compreensão do espaço geográfico; • Possibilitar o acesso de professores a informações atualizadas acerca do espaço em que vivem, sua história e sua cultura; • Perceber, representar e conhecer o espaço geográfico em que está inserido, numa visão curricular regional e contextualizada; • Favorecer a construção da identidade do sujeito em relação ao espaço em que vive; • Contribuir com a formação continuada dos professores envolvidos no trabalho com o material; • Dialogar com os currículos oficiais, mas permitir que os professores perpassem a dimensão prescrita e possam atuar de forma autônoma e crítica;

Justificativa
A Pandemia de Covid-19 tornou ainda mais evidente o abismo que separa as escolas públicas das privadas. Uma dessas discrepâncias se dá pela segregação digital e a dificuldade de acesso de discentes das escolas públicas a materiais didáticos de qualidade. Para minimizar estes efeitos, a Prefeitura de Areado (MG) apoiou o Projeto de Extensão da Unifal-MG para a concepção do Atlas Escolar Geográfico Histórico e Cultural de Areado, distribuindo 1.300 exemplares aos seus estudantes. Mais do que fornecer o Atlas, é necessário dar aos professores um curso de formação continuada que permita articular o material didático às aulas. Destacamos que os Atlas escolares fazem parte do material didático utilizado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, não somente nas aulas de Geografia, mas em outras disciplinas, numa proposta de trabalho interdisciplinar. Dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e de acordo com o Currículo de Referência de Minas Gerais, os atlas escolares apresentam uma proposta mais ampla do que simplesmente os atlas geográficos. Eles propõem um trabalho conjunto, de formação continuada, não somente do aluno, mas também do professor, e visam atender às demandas curriculares, escolares e específicas do local, que não constam nos materiais didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A utilização de atlas escolares municipais possibilita e incentiva a pesquisa pessoal e esclarece ao professor e ao aluno a importância de sua participação na formação do saber. O atlas é um material de referência quando se trata de cidadania e é fundamental no processo de construção da identidade do sujeito com o lugar onde mora. Nesse sentido, fornecer capacitação para que os professores utilizem este rico material didático constitui um importante processo didático-pedagógico, pois permitirá uma melhor compreensão crítica e reflexiva acerca da realidade local, posicionando o aluno de maneira responsável e construtiva nas diferentes situações sociais do território. O envolvimento de professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino do município contribuirá para o desenvolvimento socioeducativo do corpo escolar, a partir da compreensão das formas pelas quais a sociedade se organiza e se representa no espaço. Além disso, essa ação se estende para outro município da Microrregião e Alfenas, aumentando o raio de atuação extensionista da UNIFAL.

Beneficiário
Beneficiários diretos: Professores e coordenadores da educação básica do Município de Areado (MG); e indiretos: estudantes da rede pública de ensino.