CICLO DE DEBATES REXISTINDO NAS NARRATIVAS

Apresentação
O ciclo de debates Rexistindo nas Narrativas propõe desenvolver a construção de conhecimento a respeito de narrativas gráficas (histórias em quadrinhos, mangás, manhwa, entre outras formas) a partir de um processo interdisciplinar e coletivo entre os discentes do curso de licenciatura em História e do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI), ambos da UNIFAL-MG, e professores e alunos das escolas de Alfenas-MG. O desenvolvimento dessas reflexões ao longo de nove encontros irá se pautar por discussões teóricas e historiográficas e, sobretudo, pelo conceito de Rexistências, elaborado por Eduardo Viveiros de Castro (2019). Igualmente procurará vincular conhecimento acadêmico e escolar com intuito de produzir recursos didáticos para o ensino de História na educação básica.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O ciclo de debates Rexistindo nas Narrativas se justifica mediante a demanda de produção de conhecimento sobre narrativas gráficas que partiu dos discentes da graduação, assim observou-se a potencialidade desses materiais serem usados para o ensino de História na educação básica, como um recurso didático, e também na pesquisa acadêmica, como fonte histórica. Dessa forma, essa ação tem sua importante contribuição para buscar a troca de saberes entre os professores e estudantes das escolas e os discentes da UNIFAL-MG.

Beneficiário
Estima-se que o ciclo de debates tenha como beneficiários discentes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG e professores e estudantes da escola básica do município de Alfenas-MG.