PROJETO PILOTO - TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA TODOS

Apresentação
Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) é uma Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos que atua no atendimento gratuito a pessoas com deficiência (PCDs) por meio de um conjunto de serviços, realizando atividades voltadas a assistência à saúde, educação, estimulação cognitiva, assistência social, psicomotricidade, musicoterapia, atividades culturais e esportivas, ao fortalecimento de vínculos, dentre muitas outras. Uma das demandas levantadas pela ADEFIP em reunião com o grupo PET Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional (PET Conexões de Saberes) foi o interesse na realização de cursos de informática para seus atendidos e familiares.Nesse contexto, a parceria ADEFIP - PET Conexões de Saberes, optou por iniciar um projeto piloto voltado ao acesso a tecnologias digitais na própria instituição para um grupo de PCDs interessados na atividade.

Objetivos
1 - Promover o interesse por tecnologias digitais; 2 - Viabilizar os passos introdutórios necessários a acesso a computadores; 3 - Auxiliar no processo de estimulação cognitiva; 4 - Contribuir com o processo de inclusão social; 5 - Proporcionar aos alunos da Unifal participantes do projeto o desenvolvimento pessoal pelo contato com uma realidade diferente da acadêmica. 6 – Realizar um projeto piloto para o aperfeiçoamento de um projeto de longa duração para o ano de 2024.

Justificativa
Dentre as atividades obrigatórias para a formação dos discentes do ensino superior, as atividades extensionistas fazem-se presentes, devendo compor um mínimo de 10% da carga horária para a integralização de qualquer curso. Uma das finalidades desta exigência está na formação de profissionais capazes de aplicar as habilidades e/ou competências adquiridas em seus respectivos cursos em um ambiente externo a academia, de modo a sanar demandas práticas da sociedade. Nesse processo os discentes do ensino superior passam a conhecer múltiplas realidades, muitas diferentes das suas, o que vem a contribuir com seu desenvolvimento ético, pessoal e humano. Nesse contexto, o presente projeto abrange a plenamente a finalidade pretendida pela curricularização da extensão e os objetivos almejados por ela, suprindo uma demanda social por meio da parceria com uma organização não governamental. Ao mesmo tempo a comunidade universitária e, em particular as pessoas envolvidas no projeto, se aproximam de novos possíveis campos de atuação por meio do aprendizado sobre outras demandas sociais, o que pode vir a permitir novos campos de atuação para as atividades de ensino e de pesquisa.

Beneficiário
Pessoas com deficiência atendidas pela ADEFIP